Dengue. E agora??

quinta-feira, 27 de março de 2008

Estado confirma 54 mortes por dengue - "A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) 54 mortes por dengue no Rio de Janeiro em 2008. Foram sete casos a mais desde o último balanço, divulgado na última quarta (19). Foram notificados 43.523 casos em todo o estado neste ano. A secretaria ainda investiga outras 60 notificações de morte pela dengue. Segundo o balanço, 20 das mortes foram provocadas por dengue hemorrágica e a maioria foi de crianças de 2 a 13 anos". (mais...)


Governo confirma 23ª morte por dengue - "A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (5) que já foram confirmadas 23 mortes por dengue em todo estado desde o início do ano". (mais...)



Risco de morte por dengue é maior do que em 2002, diz especialista - "Segundo Epidemiologista, chance de morrer da doença está 3 vezes maior este ano. Ele afirma que o importante agora é detectar os casos mais graves e evitar mais óbitos". (mais...)



Número de mortes por dengue no Rio neste ano já supera o total de 2007 - "Ao todo, já são 23.294 os contaminados pelo vírus da dengue no estado, com 245 casos confirmados de dengue hemorrágica. O maior número de casos também se concentra na capital, que instalou hoje o Centro de Comando da Operação contra a dengue, operado pela Defesa Civil Municipal". (mais...)



Quantas notícias como as descritas acima teremos que ler para tomarmos providências tão simples quanto as de prevenção à Dengue? Muita gente morrendo! Crianças morrendo por culpa da nossa omissão! Sim, da nossa omissão!; pois se vemos o errado e não tentamos corrigir estamos nos omitindo; você vê depósito de água parada e não comunica aos orgãos competentes; você está se omitindo! Então, algumas informações:


Quem é o causador da dengue?


A dengue é causada por um virus e é transmitido pela fêmea do mosquito aedes aegipty.

Características do Transmissor: mosquito escuro rajado de branco, desenvolve-se em água parada e limpa e só pica durante o dia.


Como ocorre a transmissão?

O mosquito após ter picado uma pessoa contaminada começa a trasmitir o vírus à outras pessoas.

Quais os tipos de dengue?

Existem 4 tipos de dengue: a tipo 1 ou clássica confunde-se com uma forte gripe pois os sintomas são muito parecidos (dor de cabeça, febre alta, falta de apetite e fraqueza são alguns destes sintomas). Os demais tipos causam a dengue hemorrágica que é mais perigosa e letal.

Como se pega a dengue hemorrágica?

A pessoa contrai dengue hemorrágica se já teve dengue uma primeira vez e um mosquito o contamina novamente com um tipo de virus diferente do primeiro. Após todos os sintomas diagnosticados no primeiro tipo de dengue a pessoa infectada passa a ter sangramentos (hemorragias). Outros sintomas: pele fria e manchada e até mesmo diminuição da pressão do pulso. Cuidado com estes sintomas! Podem ser fatais!

Qual o tratamento?

Não existe vacina! Ficar de repouso e beber muito líquido é o recomendado pelos médicos. Não se automedique!

Remédios proibidos: aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin.


Como me previno?

A melhor forma de prevenção é o combate ao foco do mosquito. Se não há transmissor, não há doença.

Quais as medidas que devo tomar?
  • Não permita acumulo de água parada. Vire garrafas vazias, latas, fure pneus velhos, baldes e/ou latões espalhados pelo quintal;
  • Faça uma limpeza nas caixas de água da sua residência e depois tampe-as bem;
  • Encha com areia ou pó de pedra os pratinhos de plantas para evitar que a água se acumule;
  • Não cultive plantas aquáticas (ex: bromélias) pois estas possuem reservatórios de água que podem atrair o foco do mosquito;
  • Evite de jogar em terrenos baldios objetos que possam acumular água;
  • Esvazie poças de água que possam atrair o mosquito;
  • Se encontrar um foco muito grande do mosquito comunique a Secretaria de Saúde de sua cidade para que eles tomem as medidas cabíveis.
Uma Super Dica de prevenção à dengue foi descoberta pela Bióloga Alessandra Laranja. Alessandra descobriu que com borra de café é possível combater os focos de dengue. Isto mesmo! Borra de café! Parece que a borra de café combate as enzimas esterases responsáveis por diversos processos de desenvolvimento do mosquito. Então lá vai a receita:

Misture duas colheres de sopa de borra de café em meio copo d'água e aplique esta mistura em vasos de plantas, fossas e poços que você não consiga esvaziar e qualquer outro depósito de água parada. O bom da borra de café é que ela serve como adubo natural para as plantas não lhes fazendo nenhum mal e também não prejudica o meio ambiente e as crianças visto que é um produto não-tóxico, diferente dos demais inseticidas utilizados.

Agora mãos-a-obra e vamos fazer nossa parte!



Fontes consultadas:

www.sespa.pa.gov.br
www.unioeste.br
www.apromac.org.br




FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

10 comentários:

Felipe Xavier disse...

Olá Jaque
Essa questão da dengue tem horas que me cansa, pois quem é o culpado senão 'nós' mesmos?
Porque tem que por a culpa no governo sendo que ele não tem obrigação nenhuma em evitar que a população jogue lixo nos quintais?

Já se faz mais de 18 anos que a dengue estourou no Brasil e nada foi feito!

Eu acho que a questão não é acabar com os criadouros e sim NÃO criá-los. Se você pode não jogar lixo no seu quintal(é quase, ou mais de 90% da população tem coleta de lixo), porque que joga e depois tem que vir um funcionário do governo, pago com os nossos impostos para recolher o lixo?

Essa questão da dengue me irrita!
Desculpa se fui muito mal educado.
Belo post!
Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Você está completamente certo Felipe. As pessoas tem por hábito reclamarem das coisas e não fazerem nada. Colocam a culpa no governo por ser mais cômodo. Infelizmente falta conscientização das pessoas para saber que não adianta nada eu limpar o meu quintal se eles não limparem os deles também pois afinal de contas, um mosquito não se restringe a sobrevoar somente nos pontos de foco não é mesmo? Olha, se você solbesse a quantidade de pessoas pobres que existem aqui na região e que usam a pobreza para serem sujos... Serio mesmo, não limpam a casa. Pobreza não tem nada a ver com sujeira, mas infelizmente muita gente não pensa assim; e a dengue agradece! É mesmo uma pena. pois as medidas são muito simples... Basta um pouco de limpeza... Obrigada pelo comentário :)

Gato Guga disse...

Oi Jaque, não vou dizer que seja fácil a solução para essa ou qualquer outra epidemia, mas pense comigo. A culpa é também da população, que é a maior vítima. Vejamos. Vemos notícias de que uns "sacripantas" impedem o acesso às suas mansões por pessoal da saúde pública e eles têm de usar força policial para adentrar nos locais e tentarem combater o mosquito. Ora, onde estamos?! Somos todos imbecis. É complicado você tomar todos os cuidados em sua casa, deixando tudo higienizado e uns vizinhos idiotas que juntam porcarias em seus quintais. Por a culpa na porcaria do governo é fácil, mas convenhamos que nós temos uma parcela de culpa nada pequena. Por exemplo, na semana Santa um irmão levou a família para passar os 3 dias juntamente no Rio. Cocô de galinha na cabeça, claro. Portanto, vai continua havendo óbitos que poderiam ser evitados. []s

Jaqueline Amorim disse...

Concordo plenamente com você Gato... O governo não pode ser responsabilizado por esta situação tanto que o que pode ser feito é feito. Aqui em minha cidade pelo menos, os agentes de saúde estão fazendo um trabalho de prevenção muito bom dando orientações aos moradores e levando um pozinho que eles colocam em tudo quanto são possíveis focos de dengue. Infelizmente, a omissão é nossa! As vezes temos nosso cantinho limpinho e livre de focos mas não informamos se existe foco de dengue na casa do vizinho e por conseguinte, se informamos acontece como você descreveu e não permitem que os agentes entrem. Por isso fiz este artigo... Café todos tomamos em casa e quer maneira mais fácil de combate do que este método da borra? Acredito que 90% da população consuma café todos os dias, infelizmente nem todo mundo sabe desta receita... A situação de dengue foi gerada por todos nós mesmo, por isso é que temos que arregaçar as mangas e tentar reagir de alguma forma a isso. O Que não pode são crianças e adultos também continuarem morrendo por causa da dengue... Obrigada pelo comentário! :)

jaime disse...

Jaqueline,
a conscientização e o arregaçar de mangas com cada um fazendo sua parte é o fator determinante para o fim da dengue e outros males potencializados pela falta de atitude coletiva.
é hora de mudar.
parabéns pelo blog

Jaqueline Amorim disse...

É isso mesmo Jaime! É a história do beija-flor que tentava apagar o incendio na floresta enquanto os demais animais fugiam... ele não iria conseguir sozinho mas estava fazendo sua parte! Obrigada pela visita e pelo comentário! :)

.:DuBaralho:. disse...

Parabens Jaque, otimas dicas!! O Xavier, o Gato Guga e o Jaime tão certo memo.. concordamos com cada exemplo q deram...

É como o Shark (http://blog.fshark.com/) falou no blog dele, e acho q deveria ser o slogam de uma campanha na blogosfera - Para combater a dengue "Nem você nem a água devem ficar parados" !!

Se todo mundo fizer a sua parte da pra resolver esse problema q como o Xavier disse ta enchendo o saco, e outra a gente acaba pagando por irresponsabilidade dos outros, no caso como o visinho q num ta nem ai com o quintal dele e q pode ser um criadoro master dos dengoso !!!

No RJ agora tem até lei pra invadir algumas casas q estão abandonadas ou q o dono deixa lixo e não se preocupa em tirar e nem cobrir pra não pegar agua de chuva...

Parabens pra galera q ta comentando desse assunto em seus blog, quanto mais gente mobilizada melhor !!

Abraço moça

___________________
Dan - Doug - Rafa

Jaqueline Amorim disse...

É isso aí meninos, agora o que podemos fazer é correr atrás do prejuízo para a situação não ficar ainda pior... Abraço à vocês :)

Osc@r Luiz disse...

Dengue é problema de todos!
Trabalho com isso e sei que sozinho, o poder público não vai conseguir impedir o seu avanço e o de outras doenças correlatas.
Parabéns por fazer a sua parte!
Cheguei aqui através do Cidão.
Beijo!

Jaqueline Amorim disse...

Olá Osc@r... Obrigada pela visita! Pena que nem todo mundo faça a sua parte, e o Rio de Janeiro entrou em estado de calamidade por causa de um mosquito! (Quer dizer, um monte deles...)
E a falta de consciência da população não se limita somente à isso. É dessa mesma forma que o homem destroi a natureza, as florestas, poluem as águas... Com esta mesma falta de sensatez... Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que simplesmente não se importam...

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO