Água - Manancial de vida!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Quando se fala na preocupação com a escassez de água pensa-se logo: Ué? O Planeta Terra não é formado em sua maior parte por água? A resposta é sim, o planeta é 70% coberto com água, mas nem toda essa água pode ser aproveitada para consumo humano. Em uma percentagem de 100, apenas 2,5% são de água potável enquanto o restante corresponde aos grandes Oceanos de águas salgadas e por isso, impróprias para o consumo. Outro agravante – dentro destes 2,5% de água potável estão incluídas as grandes calotas polares. A distribuição desta água potável pelo mundo é muito desigual, mas no que diz respeito ao Brasil, temos grandes reservas de água potável e quando digo grandes, não estou falando somente de superfície, possuímos grandes reservas subterrâneas. Dentre todos os aqüíferos que existem no país um dos maiores é o Aqüífero Guarani que se estende pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mesmo o Brasil sendo detentor de tantas reservas de água potável, a disponibilidade da mesma tende a diminuir. Devido à falta de redes de captação que levem essa água por todo o país a escassez torna-se um problema, principalmente na Região Nordeste. Não estamos sabendo preservar o que a natureza nos deu e, aliás, sendo muito generosa com nosso país. A poluição causada pelos depósitos de dejetos e produtos químicos tem tornado inconsumíveis reservas que antes abasteciam cidades. Posso citar exemplos tais como a poluição do Rio Tietê em São Paulo que até hoje é um problema para os paulistas que estudam diversos projetos de saneamento e de limpeza desta água, que um dia, já foi limpa e potável e hoje imprópria para qualquer tipo de consumo; o vazamento de celulose da indústria Cataguazes de Papel em 2003, no córrego Cágado, localizado em Minas Gerais e que prejudicou o abastecimento de diversas cidades ao redor como: Campos, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. Em Campos inclusive, chegando a prejudicar o Projeto Tamar que cuida da preservação de tartarugas marinha na Bacia de Campos.


A falta de conscientização da população também é fator predominante à escassez. Posso citar exemplos de moradores ribeirinhos que jogam lixo nos leitos dos rios causando a erosão e a poluição dos mesmos e até de cidades inteiras que jogam em seus rios todo o esgoto da cidade! Deve-se ter uma preocupação maior acerca do Saneamento Básico! Precisamos conservar esse bem natural gerador de vidas e buscar formas de aproveitar de maneira segura estes grandes mananciais de águas subterrâneas que possuímos.

A questão do Saneamento Básico é um agravante, pois até mesmo nas grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, nota-se que em certos locais, principalmente nas favelas, o cuidado com o esgoto e a canalização da água potável que chega aos moradores é inexistente. Esta incapacidade de medidas simples de prevenção dissemina doenças tais como os famosos “vermes” (ditos popularmente e conhecidos cientificamente por Amebíase e Ascaridíase), Desinteria, Esquistossomose e a mais famosa e conhecida delas: “O Cólera”! Todas doenças causadas por falta de Saneamento e pela contaminação da água consumida.


Além de perdermos a cada dia um rio, um córrego, um lago por contaminação; essa contaminação ainda está agravando mais os problemas com doenças. Algumas medidas simples devem ser tomadas pelo governo e pela sociedade. Entre as medidas simples a serem tomadas pelo governo destaca-se sem sombra de dúvidas o melhor aproveitamento da água potável através de Saneamento básico (canalização dos esgotos separando-os dos depósitos de água potável e tratamento dos mesmos) impedindo dessa forma a poluição da mesma e a contaminação da população. Em contrapartida, a sociedade também deve fazer sua parte! Não é porque temos reservas submersas que sairemos por aí desperdiçando nossas reservas de superfície! Algumas medidas de preservação:

  • Não deixe torneiras pingando – cada gota desperdiçada não tem volta;
  • Não gaste horas lavando calçadas e veículos com a mangueira – use baldes. Eles dão o mesmo efeito e o desperdício é bem menor;
  • Não jogue lixo nos rios, lagos, lagoas ou outra fonte de água potável – O rio Tietê deixou de ser rio assim;
  • Fique menos tempo no banho e não se ensaboe com o chuveiro aberto;
  • Feche a torneira toda vez que for lavar a louça ( não a deixe aberta enquanto ensaboa a prataria);
  • Não diga: “ De novo essa ladainha que eu já sei de cor e salteado!” – você pode até saber mas será que você faz o que foi dito acima?

Lembre-se: não é somente o planeta que é constituído de água; você também é! Coincidentemente o percentual de água do planeta é semelhante ao percentual de água existente no corpo (de 70% a 75%). Então da próxima vez que estiver desperdiçando ou poluindo a água, pense que sua vida, a vida de seus, filhos, netos e bisnetos dependem dela! Sem água seria impossível haver vida, então vamos preservá-la!


Fontes consultadas:

FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

6 comentários:

Lulu on the Sky® disse...

Parabéns pelo post.
É essencial q criemos consciência e tomemos alguma atitude para a questão da água fundamental pra nossa sobrevivência.
Tb participo da blogagem.
Big Beijos e Feliz Páscoa!

Suelly Marquêz disse...

Bom Dia Jaqueline, já vi que acasos não existem mesmo, estava ainda agora pensando em Itaperuna , tenho muita vontade de conhecer a sua cidade, que meus parentes falam tão bem, com familias maravilhosas e descendencia brihante, passei poraqui pra lhe parabenizar e só lhe dizendo que sei das enchentes que todo ano tem por aí, tenho amigos que tem casa á margem do RIO dizem que a casa é antiga mas agora resolveram se mudar para apartamento, mas nosso assunto é a AGUA, E AÍ NA SUA CIDADE AS POLITICAS PUBLICAS T~EM CONSCIENCIA DO ZELO POR ESTA RIQUEZA, ENTRE EM CONTATOCOMIGO, VOU GOSTAR MUITO
minha irmã tem parentesco com a família dos TINOCO, DAÍ,
PRAZER TE ESPERO!
SUELLYMARQUÊZ UBERLANDIA MG
http://aniscomcanela.blogspot.com/

Jaqueline Amorim disse...

Oi Lulu, obrigada! Realmente este é um tema que transcende o tema... É importantíssimo a questão da conscientização da população sobre as questões que envolvem o consumo e a conservação da água do planeta! Feliz Páscoa para você também! :)

Jaqueline Amorim disse...

Nossa Suelly! Que coincidência mesmo! Claro que conheço o sobrenome Tinoco, este sobrenome é conhecido aqui... Infelizmente as políticas públicas da cidade não são tão conscientes como se pensa visto que, as pessoas continuam jogando lixo descaradamente no rio Muriaé e pelo que eu saiba, sem punição alguma...

Roseane, disse...

Que legal que te encontrei na blogagem coletiva. A água é um direito humano, infelizmente existem pessoas que tem esse direito violado. Boa páscoa!!!

Jaqueline Amorim disse...

É Ro, não podia ficar fora de um tema tão importante! A água é um direito e um dever também...É um direito de todos e um dever de preservá-la para as gerações futuras e para o nosso próprio bem! Feliz Páscoa para você também!:)

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO