Dicas do Profº Pasquale Cipro Neto

terça-feira, 1 de abril de 2008

Olha só que interessante. Até hoje eu pensei que falava corretamente o português. Você também pensa assim não é? E os ditos populares? Estão corretos? O Professor Pasquale me fez ver que eu falo tudo errado e acredito que você também! Então seguem alguns ditos que revelam nossa ingenuidade:

  • "Batatinha quando nasce esparrama pelo chão..."
  • "O certo: Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão..."

  • "Cor de burro quando foge"
  • "O certo: Corro de burro quando foge"

Essa é muito boa... Todo mundo erra:

  • "Quem tem boca vai a Roma"
  • "O certo: Quem tem boca VAIA Roma" (Do verbo vaiar! Muito legal!)

E quando queremos dizer que duas pessoas se parecem muito! Dizemos:

  • "Cuspido e escarrado"
  • "O certo: Esculpido em Carrara" (Carrara é um mármore)... Sempre falei isso errado...
Outra que erramos muito:

  • "Essa menina não pára quieta, parece que tem bicho carpinteiro"
  • "O certo: essa menina não pára quieta, parece que tem bicho pelo corpo inteiro"

Essa última o amigo Gato Guga vai gostar:

  • "Quem não tem cão caça com Gato"... Está correto? Não...
  • "O certo: quem não tem cão caça como gato, ou seja, sozinho..."

É isso... Algumas dicas do Professor Pasquale para falarmos os nosso ditos da maneira correta. Até a próxima!




FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

8 comentários:

Gato Guga disse...

Acho que estou virando fã deste blogue (ou seria blog? rs). Suas sacadas são inteligentes e nos fazem retornar várias vezes ao dia aqui. Obrigado por citar o Gato Guga e de fato, tenho caçado sozinho, aliás, amiga, sempre caço sozinho e sozinhas, pois acompanhadas é um rolo só. Beijo.

Jaqueline Amorim disse...

rsrsrsrsrs... Essa foi boa Gato! Isso mesmo! Vá atrás das sozinhas, as acompanhadas sempre são motivo de confusão! Obrigada pela visita! Boa semana para você!

Fabiano Shark disse...

Isso sim são super dicasss de português! hehe valeu!! Beijos.

Fabiano Shark
http://blog.fshark.com

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Fabiano! Fique com Deus! :)

Dourado disse...

Eu sempre digo, 'Cagado e cuspido', rsrsrs

Jaqueline Amorim disse...

Pois é... Fui pega de surpresa também Dourado! Sempre achei que era mais ou menos isso... Estava errada... Coisas da lingua portuguesa...

Roseane, disse...

Eu vi isso pela net, realmente é muito engraçado. Trabalhando muito?

Jaqueline Amorim disse...

Oi Roseane! Trabalhando muitíssimo! Recebi as frases via e-mail e resolvi postá-las por ter achado interessante. Recebo muita coisa legal por e-mail.Algumas, que possuem referências de autor e site, eu coloco outras infelizmente vem sem créditos e ñ incluo... Beijos e boa semana para você! :)

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO