O Sucesso de seu blog só depende de você!

domingo, 6 de abril de 2008

Posso parecer presunçosa escrevendo este artigo, mas como meu blog é sobre dicas e eu me propus à isso, creio que devo alertar os blogueiros novatos. Quando eu quis montar um blog mais sério e que se predispusesse a passar informações para outras pessoas, pesquisei na Internet alguns blogueiros mais experientes que passassem dicas de como eu poderia fazer isso e ser bem sucedida. Algumas Dicas me ajudaram muito mas outras são puros achismos de gostos e opiniões. Então vai a Dica: Não siga tudo a ferro e fogo! O que vai fazer seu blog ter sucesso é você e a qualidade do conteúdo existente nele!

  • Vamos à alguns exemplos de boas dicas e que devem ser seguidas:

Não carregue seu blog com anúncios pois eles poluem a visão - realmente isto é certo, acredito que a maioria das pessoas não tem paciência de ficar passeando num blog cheio de janelinhas pop-up e de anúncios. O que adianta ter anúncios se você não possui conteúdo?

Não carregue seu blog de imagens piscando (flash) -
quanto mais imagens em flash você possuir mais difícil fica de ser carregada em seu blog e ele passa a demorar para abrir. O problema não é o flash, o problema é que ele carrega muito a página e ninguém tem paciência de esperar um site que não abre. Geralmente fechamos e procuramos outro. (Aqui já começa o primeiro problema: se você vai montar um blog com gifs e essas coisas, não desista por causa disso, quem procura gifs sabe que estas imagens demoram a abrir e estes, vão ter paciência de esperar).


  • Alguns achismos:

Não coloque um template preto -
besteira! Se é para dar opinião, eu não tenho nada contra os templates pretos. Conheço dois blogs excelentes e que não deixaram de ser excelentes por seus templates serem pretos. O Qualiblog (que atualmente mudou o template para uma versão azul e branca) é um blog excelente escrito por uma pessoa inteligentíssima, Ronaldo, e eu nunca deixei de passar por lá para ler seus artigos pelo fato do template ser preto. Outro blog muito bom é o DuBaRaLhO dos rapazes Dan-Doug-Rafa, este é um exemplo de blog com template preto e bem sucedido. Falam de humor e são muito bem visitados. A colega Áurea criou recentemente um Template preto lindíssimo e que pode ser encontrado em seu blog Templates para você. Como viram, esta questão de template é bobeira, você deve escolher um template que tenha a ver com o seu blog e o que você está predisposto a escrever nele. Alguns templates
carregam as páginas, mas já entrei em blogs com o template totalmente branco e que levam um tempo enorme para abrirem. Se você achar que seu template está carregando a página, mude para outro e somente por isso.

Não coloque música -
outra besteira enorme! Nem todo mundo gosta de música, isso é certo, mas o fato de seu blog ter música não vai diminuir suas visitas se seu blog possuir conteúdo. Existe um botão nas caixinhas de música chamados de stop (pare) ou pausa (pause). Quem não gosta, não sentirá o menor esforço de clicar nestes botões. Eu visito blogs com músicas e se não estou a fim de escutá-las é isso o que eu faço. Existe um blog excelente que transmite mensagens de paz, de amor e religiosas muito bom e que tem ao fundo uma música relaxante, o Mensagens Cristãs do amigo Luiz. Se não está a fim de música, desligue. A Dica é deixar a caixinha em um lugar visível para que seu visitante possa fazer o mesmo.


Selos, memes e prêmios -
alguns vêem isso como um (afff...) literalmente. Eu gosto e vejo como gesto de carinho. Você não precisa se sentir obrigado a trocá-los com medo de as pessoas acharem que você é ignorante e etc... Agradeça e indique seu ponto de vista. Quem gosta de seu blog não vai se ofender com tão pouco. Exemplo de blog que eu amo visitar e que não gosta desse tipo de manifestações é o blog do Gato Guga, o My Blög. É um blog com um conteúdo excelente e isso não altera em nada nossa relação de amizade.


Esses são só alguns dos muitos exemplos de achismos que você, blogueiro iniciante, não precisa levar a ferro e fogo! As críticas são boas pois te ajudam a melhorar, aceite-as e use-as em crescimento próprio mas não deixe de fazer nada (desde que não seja fora da lei) pelos achismos alheios... O sucesso do seu blog só depende de você e do seu carisma! Se você é amável, não comete plágio, sabe expor idéias e além de tudo, sabe escrever; seu blog vai ser muito bem lido e muito bem frequentado.



FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

17 comentários:

New disse...

Oiêee!
concordo contigo em número, gênero e grau.Qdo o blog tem conteúdo interessante, o resto é resto.
Beiiiiijos.

Jaqueline Amorim disse...

É isso, New... A blogosfera é muito cheia de preconceitos...

Kaype disse...

Acho que o pior que um blog pode ter é animações em flash.
Ninguém aguenta ficar esperando.

Parabéns pelo blog! Feed assinado, aguardo atualizaçôes

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Kaype, as atualizações são frequentes. Eu tenho alguma coisa em flash mas tem blogs que exageram! Concordo com você... Fica horrível para abrir e demora muito! :)

Gato Guga disse...

Jaque linda. Faço minhas as palavras da New. O que importa mesmo é o conteúdo. O resto é bobagem. Se o cara tem um blogue com template branquinho e nenhum anúncio, mas conteúdo sofrível, porque eu vou voltar lá, só porque o site abre rápido? Porque eu volto ao seu blogue sempre? Porque ele é ótimo e ponto final. Fechou a discussão ué. Bjs.

Jaqueline Amorim disse...

Concordo plenamente com você Gato! E obrigada por voltar sempre! Amo a sua presença aqui! Fique com Deus e boa semana! :)

Felipe Xavier disse...

oI Jaque, bom a minha opinião difere um pouco das outras...
Eu não sou contra animações em flash, nem acho que elas demoram para carregar, agora, as que demoram, são porque quem as fez não sabe trabalhar no flash! Algumas complexas e bem feitas, podem ficar com menos de 50Kb(menos que fotos em posts).
Mas lógico, deve-se sempre usar o bom senso. Nada de colocar um milhão de animações super mal feitas, que aí ninguém merece.

Sobre o template preto, acho que você deve saber usá-lo, e também, quando usar. Com o Qualidblog, ele funcionava muito bem porque ele trazia seriedade(o novo também), para o pessoal DuBaralho, o preto dá pra brincar bastante, já queé humor. Só que também não pode esquecer que se você tem um layout preto, deve saber usá-lo ao seu favor, coisa que tem alguns blogs que não fazem isso.

Agora a música, me desculpe Jaque, mas isso não!!
Certo, você citou o exemplo do blog Mensagens Cristãs, que é um blog totalmente direcionado para certo publico. Mas imagine se todos os blogs começam a por música....
Eu respeito a decisão de cada um, mas acho que se o dono do blog quer por uma música, ele deve tirar a reprodução automática, porque ele agradará mais 1 pessoa que clica para ouvir, do que 9 que clicam para NÃO ouvir.

Sobre os selos, vou falar em um post lá no meu blog esta semana.

Mas é lógico, nunca devemos levar em conta somente a aparência e se esquecer do conteúdo, que é o mais importante. Mas não custa nada o layout ajudar.
Ufa, acabei, desculpa por encher tanto o saco...
Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Adoro ler seus comentários Felipe, sempre com opiniões fortes e marcantes. Vamos à replica: concordo com você em relação ao flash, inclusive, eu uso flash. Os meus anúncios de desaparecimentos de crianças são em flash. Infelizmente, quem está começando não dispõe destas informações e se não for alertado quanto a isso pode pecar pelo exagero. Por mais que sejam animações bem montadas, se você colocar muita coisa no seu blog vai carregar mesmo, não tem jeito e causa uma poluição visual terrível. É claro que quem monta um blog com gifs para serem distribuidos vai fazer isso da melhor forma; é o caso da Áurea que tem um blog destinado a isso e é muito feliz! Do template preto, eu falei pois quando eu montei meu blog eu segui as recomendações a ferro e fogo. Fugi de templates pretos por achar que ninguém me visitaria e quando conheci os blogs acima mencionados vi que eles ficaram muito legais. É claro que devemos ter bom senso para saber combinar as cores, isso em qualquer situação. Até mesmo quando se fala em roupas e sapatos. Se você cria um blog preto e enche ele de papagaiadas não vai ficar legal... Mas isso serve para qualquer cor de template inclusive para os brancos. Escreva seus posts em amarelo fluorescente em um blog branco? Não dá né! Só fica legal em templates escuros... E por aí vai... Quanto a música, isso é gosto mesmo. Se você põe uma rádio para tocar no seu blog, que graça tem deixar a rádio desligada? É melhor não ter...
Mas como eu disse isso é achismo, cada um tem um gosto. É claro que devemos saber escolher o repertório e isso é o mais difícil, no caso de meu amigo Luiz acredito que ele foi feliz na escolha. Eu pelo menos gosto do fundo musical do blog dele. Eu é que tenho que consertar duas matérias minhas onde indico sites de música pois coloquei as músicas automáticas e fica uma poluição só. Mas já detectei o erro e não consertei ainda por falta de tempo...
Um bom layout realmente ajuda, mas precisei escrever este artigo dismistificando algumas coisas pois quem começa acredita em tudo o que lê e segue a risca. E nem tudo condiz com o que realmente é. Três blogs que eu recomendo para quem está iniciando é o da Juliana, aliás, destaque para sua entrevista com ela muito bem elaborada. A Jú é muito feliz nos seus artigos e dá dicas excelentes para iniciantes. O da Nospherat pois ela é muito concisa em suas opiniões e o do Ney (tem gente que não gosta do blog dele mas o blog dele também dá ótimas dicas). Agora outros blogs que li e segui são muito cheios de não faça isso, não faça aquilo e não é bem por aí. No final das contas você só será um tremendo fracasso se seu blog não tiver conteúdo. O resto, se ajeita fazendo uma enquete. Vc acha que eu devo mudar meu template? Qual a melhor cor? Dessa forma você pega a opinião de quem te visita com frequencia e aliás acho que vou fazer isso pois já enjoei do meu template azul... Obrigada mais uma vez por seu comentário! :)

Jaqueline Amorim disse...

Ahhh, esqueci de falar... Felipe, você nunca enche o saco... :)

Felipe Xavier disse...

Agora sim entendi a profundidade do seu post, rsrs
Sim, os blogueiros experientes devem desmistificar algumas coisas que publicam por aí. O princípio dos blogs não é cada um ser diferente? Então porque essas dicas de nunca faça isso, se aplica a todos?

Não quero entrar em conflito com você, então concordo, a questão da música é gosto mesmo.
O flash, é só mesmo usar o bom senso. Na minha blogroll, eu falo que odeio essa boate que algumas pessoas transformam o blog.

Para mudar alguma coisa em um blog que já tem algum tempo, a enquete é a melhor pedida mesmo. Eu odeio visitar um site/blog hoje, e amanhã quando eu volto já não está nada no lugar.
Os blogs da Jú e da Nosp, na minha opinião, são os melhores que conheço nesse quesito, agora o do Ney eu não conheço, você pode me passar o link?
Obrigado pelo elogio... é legal saber que meus comentários são fortes e marcantes... hehe
Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Ihhh... Desculpa Felipe, é que sempre falo Ney ao invés de Edney. Mas você com certeza conhece sim, ele saiu na capa da Feed-se junto com o Cardoso. Refiro-me ao Interney. Vai o link: http://www.interney.net/

E obrigada mais uma vez por comentar um abraço para você e boa semana! :)

Áurea disse...

Olá Jaque,
Gostei muito do seu post.
Claro que não podemos deixar de lado a experiência de muitos, além do mais estes nos passam na forma de dicas suas experiências, o que é válido e muito bom. Mas acho que muitas vezes acabam gerando preconceitos em relação a alguns blogs muito bons que não seguem a risca suas dicas de um "bom blog".
Grande beijo e tenha uma ótima semana!

Ps: Não esqueci seu selinho, mas chego tão cansada que nem mexo muito no pc ou se começo a criar ou arrumar algum código dos templates, nem vejo o tempo passar, é viciante, acredite! Hehehe...

Jaqueline Amorim disse...

Oi Áurea! Obrigada por sua visita! Que bom que gostou do artigo, a intenção de maneira alguma foi de criticar e sim alertar. Os preconceitos surgem exatamente de interpretações erradas... Sei como é viciante o ramo de informática rsrsrs, não sei criar templates mas hora ou outra estou modificando as cores do meu e testando novas tonalidades, não deram certo ainda ñ mas tento rsrsrsr. Aliás, lindo seu template Clips. Amei! Boa semana para você também! Quanto aos selinhos, não esquenta... Sei como é ter tempo curto. Aliás amei a opção que o Xavier encontrou para isso. Beijos!

Ronaldo Costa disse...

Oi Jaqueline!
Você vai lá, diz que escrevi um ótimo artigo e tal... Mas não diz que você também escreveu um excelente, né?!

Obrigado pela citação neste artigo, inclusive. Eu mudei o template do Qualiblog por que eu mesmo já estava cansado daquele e uma das coisas mais legais é a customização que os recursos hoje permitem.

O meu pitaco nesse assunto é o seguinte: Por mais regras que alguém seguir, elas não vão garantir sucesso! E sobre conteúdo, já visitei blogs com ótimo conteúdo e pouco visitados... Acredito que o importante é ser autêntico, passar um pouco de sua personalidade para o texto do blog. As pessoas sentem isso e gera empatia. O seu blog mesmo (e o do Felipe também, e tantos outros...) são um exemplo disso. Parece que estamos falando com a pessoa do outro lado, o blog ganha vida.

Felipe Xavier disse...

Ahh sim Jaque, conheço sim.
É porque achei estranho você falar Ney, mas o Edney é o cara mesmo!
Muito bom o blog dele, assino o feed há um tempão.
Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Ronaldo pelo cometário. Vindo de você, que possui um blog excelente, vira um elogio e tanto! Realmente, a autenticidade é fator marcante, você arrematou muito bem. Junto com o conteúdo, a emnpatia criada com o leitor é tudo. Fico feliz em saber que estou conseguindo alcançar isso! Obrigada mais uma vez Ronaldo e a todos que me visitam também! :)

Jaqueline Amorim disse...

É mesmo Felipe. Muita gente não gosta do blog dele, mas no quisito: Dicas para iniciantes; ele e a Jú revesam a liderança! :)

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO