Memes, prêmios, selos, e afins...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Não há coisa melhor para um blogueiro iniciante, do que receber uma injeção de ânimo ainda mais se esta injeção vier de um blogueiro mais antigo e experiente. Como surgem estas injeções? Através do reconhecimento ao seu blog. Uma forma disto ocorrer é através de prêmios, selos, memes e afins... Eu me recordo que quando recebi o meu primeiro selinho, dos rapazes do DuBaRaLhO, fiquei tão feliz! Foi a primeira reação positiva de fato que recebi em incentivo para que eu continuasse. Sempre gostei destas formas de carinho que recebo de todos os lados e repasso com todo o prazer do mundo... Antes de continuar, vou exclarecer algumas questões:

  • O que é meme?

O meme é uma sugestão de tarefa. Como assim? Você recebe ou cria um meme para repassar para outras pessoas mas junto com ele surge uma tarefa, a qual você deve cumprir. Alguns memes vem com uma entrevista que você deve responder, outros mandam você selecionar os livros que você gosta ou que você não gosta, outros ainda mandam você selecionar músicas, enfim, todos eles te dão um algo a mais interessante e que acrescente algo à leitura dos visitantes, do que somente a obrigatoriedade de repassar para outros amigos. Inclusive, no meme, não existe a obrigatoriedade de repassá-los. Todos devem se sentir a vontade para retirá-los de um blog e passá-los adiante. Atualmente é que estão determinando número de blogs para os quais devemos repassar o meme e etc...

  • O que é prêmio ou selo?

O selo/prêmio é um presente para o blogueiro ou para o blog. É um reconhecimento ao seu trabalho como blogueiro, a você como pessoa ou ao nível de qualidade de seu blog. Dois exemplos de selo são os abaixo que recebi do Guga e da Mayra (são os dois selos que eu mais gosto :) ). Estes não precisei repassar pois só eles, segundo critérios pré-estabelecidos, determinam quem eles consideram merecedores. Outros selos, você deve repassar para blog amigos que você acha que mereçam receber, assim como você, o selo em questão.






Ps: Algumas vezes você já deve ter lido aqui ou no blog da Luma (de onde eu copiei a idéia) o termo Mimo. Mimo é o mesmo que carinho e uma forma carinhosa, portanto, de chamar os selos e prêmios recebidos.

  • Sobre a banalização...

Infelizmente, como nem tudo são flores, algumas pessoas ou a maioria delas só visa de uma forma mascarada ganhar um número maior de links e para alcançar este objetivo, criam um selinho. Para esta compreensão leia Banalização das Coisas, muito bem escrito pela Nospheratt.

  • Como isto funciona?
Toda vez que você linka um blog, ele ganha grau de importancia para os buscadores de internet e com o tempo, quanto mais pessoas linkarem seu blog, maior será o seu pagerank e a sua autoridade como blog de destaque.

Eu nunca me incomodei em receber selos e mimos dos meus blog amigos, bem como, nunca me incomodei em repassá-los pois eu só linko blogs que eu gosto, que eu visito e que eu considero bons. Não me incomodo de linká-los diversas vezes seguidas aumentando assim o grau de importancia deles para buscadores. Sabe por quê? Porque eles merecem. Ao meu ver, eles merecem! São blogs excelentes! Cada um dentro de seu gênero e do que se propõem a fazer, fazem bem. Alguns são recentes e consiro-os melhores do que blogs antigos que já visitei e não me acrescentaram em nada...

  • Estou negando o que disse diversas vezes?

Não. Continuo gostando de receber selinhos dos meus queridos amigos e vou continuar repassando-os com muito carinho. Sinto-me agradecida e envaidecida por gestos e demonstrações de carinho dos amigos blogueiros. E todo este rodeio foi para criar algumas limitações nestes repasses....

Seguindo exemplo dos meus blog amigos Ronaldo do Qualiblog e Felipe do Blog do Xavier, resolvi criar algumas limitações ao repasse de selos e memes. Eu já tive alguns problemas com os donos de alguns selos e que exigiam que eu os linkasse para que eu pudesse ter o selo em meu blog. Na ocasião, fiquei muito engasgada com a situação, e resolvendo não me precipitar em ações que poderiam ser danosas a mim, calei-me. Em consideração aos amigos carinhosos que me repassaram o selo/meme, acabei por linkar os blogs em questão... As vezes é melhor relevar do que ficar debatendo e criando conflitos irrelevantes. Mas um questionamento não saia de minha mente: por que devo linkar e aumentar o grau de importância de um blog que eu não visito, que as vezes não é bom e que só criou este selo visando um lucro? Cuja proposta principal não é prestigiar um blog amigo e sim alavancar a quantidade de blogs que o linkam?

  • Como saber se o blogueiro não está querendo somente lucro com um selo?

Geralmente, um selinho vem com o endereço URL de quem o criou impressos no próprio selo. Se você gostou do selinho ou achou interessante o meme criado, você tem a opção de olhar este endereço URL na gravura, digitá-lo em seu Firefox e visitar a mente criativa que o gerou. Não é impondo que pessoas que nunca te visitaram te linkem que você terá um blog importante. Para ter um blog bem visitado, você deve ter conteúdo próprio (ou seja, não seja um plagiador descarado e barato de obras alheias), ser bom na sua proposta e ter conteúdo. Não é só isso, você deve ter empatia e simpatia. Ser simpático não é somente ser alegre e educado com todos que te visitam. Ser simpático é ser coerente em todas as colocações feitas e respeitar o espaço alheio para poder exigir que respeitem o seu...

Com base em tudo o que foi escrito acima e buscando como referência o Guga, que por diversas vezes se demonstrou contra esta prática; o Ronaldo, que por iniciativa própria resolveu parar de repassar os selos e somente os coloca em sua sala de troféus e por último o Felipe, que também fez uma crítica ferrenha ao fato de pessoas exigirem serem linkadas para verem um meme/selo ser repassado, o que fez surgir em mim novamente a vontade de escrever a respeito e,tendo como base maior, uma blogueira experiente que por sua inteligência e coerência é muito respeitada e escreve brilhantemente, a Nospheratt; resolvi criar minhas próprias regras...

  • Quanto ao repasse de memes e selos...

Vou continuar repassando normalmente todos os selos e memes que eu receber salvo algumas excessões:

  • Se o criador do selo/meme, visitar meu blog e me insultar de alguma forma, vou excluir definitivamente o selo/meme de minha página bem como escreverei sobre o ocorrido contribuindo para que outras pessoas façam o mesmo que eu fiz;
  • Se o dono do meme/selo em questão exigir que ele seja linkado como forma de garantia do repasse do selo;
  • Se o selo em questão pertencer à um blog que não condiz com as regras mínimas de qualidade que eu pré-determino para linkar meus blog amigos.

Bom, não podia perder novamente esta oportunidade, sendo que na ocasião, eu calei-me. Gostaria de deixar bem claro, que estas regras nada tem a ver com meus blog amigos e que muito gentilmente me presenteiam. Vou continuar agradecendo pelo carinho de vocês, mesmo que eu não linke o selo, em um artigo de agradecimento pelo ato.

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. (Provérbio Chinês)





FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

10 comentários:

Gato Guga disse...

Jaqueline, amiga.
Vou me reservar ao direito de não citar aqui que este foi o melhor post por você escrito, pois sem querer jogar confete, eu gosto de tudo que publica, o que é facilmente comprovado com as minhas várias visitas diárias ao Super Dicasss.
Este seu post ficou excelente e tem muito do meu jeito de expressar sobre o tema. Como você escreveu no início, para o iniciante, receber os mimos é algo muito enriquecedor para continuar motivado e acho extremamente válido. Ocorre que você está certíssima quando cita sobre os que criam ou repassam selos visando unicamente links. Eu acho isso a parte podre da blogosfera e me perdoe as expressões fortes que são minha marca, mas para mim esses caras são todos uns acéfalos, idiotas, gananciosos, bobos e deveriam se tocar, mas não conseguem porque não têm inteligência disponível. Como alguém pode querer exigir que outros promovam o seu blogue somente porque ele se acha o tal? Esses deveriam ser excluídos da tal blogosfera. Quem denunciar um idiota desses eu não só jamais visitarei como colaborarei em queimar a criatura. Pelo fato de você ter me citado no post, o que achei generoso de sua parte e agradeço, confirmo sim, que não gosto dessas atitudes justamente porque percebo a má-fé do blogueiro que pretende apenas links e nada mais. Uma sugestão para os casos dos imbecis que postam indicando o seu blogue a receber o tal mimo é simplesmente não se pronunciar. Assim, o cara linkou você e você não retribuiu. Para ele será a morte porque vai se arrepender do ato idiota que não deu certo. Claro que receber reconhecimento verdadeiro é muito legal, mas a banalização da coisa é algo desprezível. Eu criei um único selo e exclusivo para meia dúzia de blogues que eu de fato leio e comento todos os dias e jamais colocaria a tal url e muito menos pediria para que fosse repassado. Isso seria uma agressão para quem o recebesse. No selo que criei, e está lá no post para quem quiser ver, eu pedi que não fosse repassado porque o selo não foi criado com o objetivo de divulgar o blogue e sim apenas de dizer para a blogueira o quanto eu aprecio o que ela faz. Percebo que há muitas panelinhas na blogosfera e que muitos dos 'blogueiros grandes' visitam blogues e nada comentam. Esses são mercenários ao cubo e na verdade acho horríveis 8 dos 10 primeiros do tal rank. Siga seu belo trabalho e não se envolva com esses imbecis que plantão. Desculpe o longo comentário.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Guga! Obrigada pelas suas palavras de carinho. Realmente senti necessidade de falar a respeito pois na ocasião fiquei meio sem saber o que fazer. Acabei me calando pois amo todas as demonstrações de carinho que recebo e meus amigos blogueiros nada tem com um "idiota" que resolveu pedir direitos autorais sobre seu selo sendo que neste caso é só colocar a URL no próprio selo. Aproveitei a deixa do Felipe, que falou a respeito para me pronunciar sobre o assunto. Deixando bem claro que o segundo meme que eu passei para ele (Felipe), eu linkei o blog pois o visitei e o achei bom mas o primeiro... Neste eu me calei. Então, resolvi aproveitar a segunta chance que tive para pôr os pontos nos iiiii :D

qualiblog disse...

Boa noite, Jaqueline!

Também agradeço por citar o Qualiblog, e aproveito para te reafirmar meu apoio. Acho importante dizer que um mimo, selo ou meme (*) que receba de você e de outras poucas pessoas, cujos blogs admiro e frequento pela qualidade do trabalho, jamais será ignorado. Um tempo atrás eu até pensei em criar um selo também, mas exatamente para não cair na vala comum dos que se aproveitam disso é que desisti da idéia. Talvez o faça no futuro, mas nos moldes do criado pelo Guga. Essa atitude de moderar o recebimento e divulgação de prêmios não é uma coisa isolada, tenho observado que muitos estão questionando a prática, principalmente quando fica claro que o objetivo é forçar links.
Continue sendo a pessoa admirável que demonstra ser e publicando conteúdo significativo, que isso é que realmente tem valor!

Um grande abraço!

Jaqueline Amorim disse...

Muito obrigada pelo apoio Ronaldo! Sabia que meus amigos blogueiros não me criticariam por tal atitude. :D

Cidão disse...

Jaqueline

Concordo com a sua atitude. Eu recebo vários memes e selos e nunca ninguém exigiu tal, exceto alguns que recebo de fora que pede para linkar o autor, mas isso é feito naturalmente, sem exigência nenhuma. Agora vamos ser sinceros, memes, selos e blogagens coletivas possuem sempre uma segunda intenção embutida, por mais simples que seja, o de conseguir links. E quem não quer ter o seu blog com um PR ou technorati alto? E certas técnicas de SEO que certos blogs fazem? Você leu o post da Juliana no Dicas Blogger sobre isso?
O importante é não se perder nessa selva bloguistíca e continuar om o que você e outros blogueiros sérios fazem, sem perder a identidade ou vender a alma para o demônio.
Bem, tá dado o meu recado. Gostei da volta, foi com força total!!! :o)

Jaqueline Amorim disse...

Oi Cidão! Fico feliz que apoie o meu gesto, eu sempre leio os artigos escritos pela Jú, ela é dez! Eu tive a oportunidade de ler este artigo dela. Como eu disse, não ligo de linkar meus blog amigos, quero mais é que eles cresçam em popularidade e o que posso fazer para promovê-los eu faço... Só estou mesmo querendo enxugar os excessos. Obrigada por seu comentário e por suas visitas sempre muito bem vindas! Adoro você! Beijos e boa semana! :D

Felipe Xavier disse...

Jaque, eu nem tenho que falar mais nada!
Depois de tudo o que escreveu e os outros comentários, só devo falar (o que você já sabe) que aprovo em gênero, número e grau a sua decisão.
Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Felipe! Foi você quem me deu um incentivo extra! :D

MÁRCIA ELANE disse...

Parbéns!!

Tudo o queriámos falar e não sabiámos como.

VC falou tudo!!

Márcia

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Márcia. Tive receios de escrever este artigo mas depois que o fiz, vi que muitos tinham vontade de escrever a respeito mas tinham receios de serem mal interpretados também. Amo receber selos e memes!!! Respondo a todos!!!

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO