Manifesto não ao álcool!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

diga não ao álcoolO consumo de bebidas alcoólicas é muito antigo na história. Se puderem observar a Bíblia, em várias passagens já tomamos conhecimento de uma delas: o vinho.
Atualmente, a bebida mais consumida por jovens, velhos e até mesmo crianças, é a cerveja e sua origem histórica é datada de 4000 anos a.C.
Proveniente da fermentação de grãos de amido, a cerveja popularizou-se se tornando uma das maiores responsáveis por alcoolismo e problemas gerados por ele: violência doméstica e mortes no trânsito são umas delas.



Existem benefícios no consumo de álcool?


Estudos científicos dizem que o consumo moderado de bebida alcoólica é capaz de reduzir o risco de cardiopatias em 40%. Por que isto ocorre? No caso dos vinhos é devido à concentração de flavonóides e nos destilados, como a cerveja, é observado que ele aumenta o colesterol bom diminuindo os problemas cardíacos.

Que legal! É bom beber?

Minha opinião? NÃO!

Os flavonóides podem ser encontrados em alimentos sadios e em maiores quantidades do que no vinho.

  • Alimentos que possuem flavonóides: a uva, a maçã, tomate, frutas cítricas, chás verde e branco, chocolate, cacau, morango, jabuticaba, cerejas, castanhas, feijão, soja, lentilha, couve, escarola, agrião, cebola, nabo, repolho, alho, berinjela, batata, couve-flor, brócolis, alcaparras, ervas frescas utilizadas como condimentos (cebolinha, coentro, erva-doce fresca), etc.
A alimentação saudável também contribui para a retenção de colesterol bom para o organismo protegendo o coração contra doenças.

  • Alimentos protetores do coração: Alcachofra, aveia, azeite, chá, farelos e cereais integrais, laranja, oleaginosas, peixe, soja, etc.

Com a grande diversidade de alimentos saudáveis existente em nosso ecossistema não se justifica o uso do álcool para fins benéficos à saúde. A bebida pode causar dependência química e os viciados em álcool perdem a própria identidade. Muitas pessoas boas passam a ter problemas profissionais, acabam com seus casamentos, matam e morrem devido ao consumo deste entorpecente. (Veja mais...)




FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO