Postagens longas ou curtas??

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Primeiramente, eu chamo todas as postagens de artigos, logo, de agora em diante entenda artigo onde eu disser postagem. Costumo responder perguntas, algumas por MSN e e-mail, e dentre estas perguntas fizeram-me uma bem difícil de ser respondida...

O que é melhor: um blog com postagens curtas ou com postagens longas?

É para dar a opinião? Eu gosto de escrever artigos curtos! Acho-os mais fáceis de serem visualizados e comentados. Agora, a opinião correta é: depende!


Meu blog é sobre dicas... Não tem por que eu ficar enchendo linguiça me alongando entende? Eu dou a dica e fim... Imagine um blog que conta histórias com postagens curtas? Não dá! E um com informações de como alterar e inserir novos códigos que melhoram o seu template... Não tem como escrever isto em duas linhas! O artigo será obrigatoriamente longo.

Eu sou colunista no My Blog Health e todos os meus artigos são mais longos do que eu gostaria que fossem mas é necessário! Não dá para cortar o pensamento. Então eu respondo: depende!
Cabe ao blogueiro ter bom senso e escrever apenas o necessário... Informação desnecessária cansa seu visitante e ele não vai ler! Você terá escrito a toa... Os artigos curtinhos são rápidos de serem lidos, compreendidos e comentados. Dá ao visitante também a oportunidade de fazer acréscimos e tecer opiniões... Observe: quais de suas postagens seus artigos possuem mais comentários? Os longos ou os curtos?

Tenha em vista também que você não escreve somente para outros blogueiros. Os visitantes da "net" e que pesquisam algum assunto vão precisar de dados completos para poderem optar por ler seu artigo. Se você escreve pouco de mais, talvez para ele, não sirva...

O que devo fazer então? Aprenda a sintetizar seus assuntos... O que determina a má qualidade da postagem longa não são suas muitas palavras e sim, suas muitas enrolações... Aprenda a resumir! Lembra-se das redações muito exigidas no colégio, nos vestibulares e em qualquer concurso? Com número de linhas determinadas? Faça de conta que vc está escrevendo uma redação... Na verdade, um artigo é uma redação. Os blogs que escrevem histórias e contos usam redações narrativas para escreverem seus artigos. Os blogs de notícias e atualidades geralmente utilizam a redação dissertativa (com análises, críticas e observações); o meu blog, por exemplo, possui muitas mini-redações descritivas. Sim! Eu faço descrições de tudo o que eu considero bom! Eu determino o tamanho de meu artigo e verifico para saber se não há muitas balelas divagações.

Um artigo curto também não é sinônimo de qualidade. Se você não der sentido aos seus artigos, não importa se ele é curto ou longo, não terá valor... Enfim, defina sua postagem seu artigo de acordo com o assunto que você irá publicar, se quiser saber mais um pouco sobre redação e tirar as suas dúvidas clique aqui.

Este artigo ficou longo... Então? O que acha? Foi desnecessário? :D






FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

20 comentários:

Felipe Xavier disse...

Olá Jaque sumida... hehe
Hoje mesmo fiquei com essa dúvida. Não sei se você já viu o artigo que escrevi hoje, falando do Analytics, mas ele ficou enorme, mesmo tendo dividido-o em duas partes.
Acho que não enrolei linguiça, pelo fato dele ser direcionado para quem não está acostumado com o serviço.
Você está certíssima, quando é possível, temos que enxugá-lo ao máximo, porque ninguém fica lendo algo longo, a não ser que seja realmente interessante.
Resumindo, temos que usar o bom senso. Usar textos grandes apenas quando for necessário.
Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Oi Felipe, acabei de voltar de lá! Seu artigo está muito bem escrito e explicado! Isto é o que chamo de artigo longo de qualidade! Aliás, não só você mas tenho blog amigos que escrevem divinamente. Nem posso citar nomes para não esquecer de ninguém. Falo mesmo no geral são de artigos mal escritos, que ficam longos de mais sem conteúdo ou curtos de mais faltando conteúdo. Ter domínio sobre a redação é fundamental para se escrever bem :)

Beijos e obrigada pela visita! :D

Amanhã voltarei lá para ler a segunda parte! Excelente artigo sobre o Analytics! Recomendo!

Vitinho disse...

Olá Jaqueline !
Este seu artigo foi q.b. e excelente. Parabéns.
Continue o seu bom trabalho, amiga.
Bjcas.

Jaqueline Amorim disse...

OI Vitinho!!! Fico muito feliz que tenha gostado. Obrigada pelo carinho de sempre! Continue você também o bom trabalho! Beijos! :)

Cidão disse...

Jaqueline, logo ou curto, acredito que isso não importa. O que realmente importa é a qualidade do texto em si. E para se chegar a isso, devemos sempre escrever, até alcançar o ponto certo. Eu estou tentando...

Beijos!!! ;o)

Jaqueline Amorim disse...

Como é modesto este meu amigo Cidão! Quem não conhece acha que escreve razoavelmente... Seus artigos são divinos! Não canso de ler nenhum artigo seu, nem me importo se são longos ou curtos! Continue assim! É por esta simpatia que cativas a todos e a mim também! Beijos! :D

Cidão disse...

Ah, Jaqueline, não sou tudo isso... Cometo muitos erros de português mas estou aprendendo!!! :o)

Jaqueline Amorim disse...

Quem não comete Cidão? Eu também cometo :D

Beijos!

Felipe disse...

Ah! Com certeza, concordo com tudo que você disse!

Tudo depende...Mas é essencial que tenha um bom senso, de postar somente o necessário.

Eu tento fazer isso "/ Mas as vezes divago ao extremo...

Vou me controlar...

mundo a fora disse...

ótima dica, na verdade eu gosto de usar o meio termo. tem coisas q gosto de criar texto e outras simplesmente uma palavra ou frase resolve

muito bom seu blog, parabéns!

SaToShI disse...

Oi Jaqueline
Concordo com você, acho que 'depende'. Mas também acho que mais do que um artigo curto ou longo, o que me preocupa de verdade são os erros de português, sejam elas acentuação, concordância, ortografia e etc ... Vc sabe né? Muita bagunça na época do colegial...rsrs
Então morro de medo de cometer erros grosseiros, por que erros 'comuns' sei que cometo.
Ih... ficou longo esse comentário...hehehe
Beijão pra vc!

Jaqueline Amorim disse...

Felipe - vc não divaga, você conversa com seus leitores e eu particularmente adoro isto! :) Beijos

Mundo a fora - eu também prefiro o meio termo. Em alguns artigos escrevo pouquíssimo e em outros escrevo muito. O bom senso é o que conta na hora de manter a qualidade. Obrigada por sua visita! Volte sempre! :)

Satoshi - erros todos nós cometemos, eu também cometo erros. Você possui coerência e nunca cometeu erros gorsseiros, eu juro. Não se preocupe tanto! Beijos e obrigada pela visita! :)

Bantu disse...

Como tu disses "..não da cortar o pensamento..", entendo que isso é mais uma questão de bom senso, particularmente vou escrevendo e quando termino dou aquela revisada para cortar o que ficou sobrando.
Mas um bom artifício para quando a dúvida continua é criar um resumo do artigo e aplicar o continue lendo no final do resumo, assim sendo fica bom para quem não queria ir a fundo no assunto e para quem precisava de mais informações.

Beijos.

Jaqueline Amorim disse...

É verdade Bantu! Você tem toda a razão... Já viu o artigo que a Ariane do Templates para Novo Blogger escreveu sobre um formulário chique-chique...? Um pouco diferente deste (continue lendo). Vale a pena conferir! Beijos e obrigada por sua visita! :)

Eurico de Andrade disse...

Jaqueline, embora com atraso, venho cumprimentá-la pelo seu texto. Muito bom, oportuno e bem enxuto. Você está coberta de razão. Às vezes a gente peca pelo excesso, principalmente quando escrevemos ficção ou um assunto técnico. Aí o que vale mesmo é o bom senso, né?

Jaqueline Amorim disse...

Oi Eurico! No quesito bom senso você é rei. Suas histórias são super interessantes e divertidas e eu nunca me canso de ler. Fico feliz que tenha gostado do artigo meu bom amigo! Beijos e obrigada por sua visita! :)

Rogério disse...

Muito legal o seu artigo, eu sempre chamei de "artigo", mas escrevia "post", acho que com receio de que as pessoas achassem que era presunção ou sei lá, talvez simplesmente porque todo mundo chama assim :D.
Assisti a uma palestra mais ou menos um mês atrás no lançamento de um livro sobre redação na WEB, o que você falou está totalmente dentro do "padrão" agora só para constar, mais algumas coisas que falaram na palestra:
O tempo médio para prender um visitante ao seu site/blog é de 8 segundos, se ele não ver nada interessante nesse meio tempo ele sai.
Um artigo com mais de 1300 caracteres também é ruim, principalmente se for só de texto, (não se esqueçam que a maioria dos brasileiros tem preguiça de ler). A solução que eu achei foi colocar imagens explicativas, funciona legal e mesmo que o texto tenha mais de 1300 caracteres o leitor "não sente"
Um ótimo fim de semana para você e novamente parabéns pelo artigo.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Rogério! Que bom que gostou do artigo e suas complementações a ele foram perfeitas. Os artigos longos com imagens são mais fáceis de serem lidos mesmo. Beijos e obrigada por sua visita! :)

Evandro Cesar disse...

Olá Jaqueline!

Muito bom o seu texto, mostrou bem os desafios que temos ao escrever tentar comunicar ao leitor o que queremos. Os posts curtos têm um grande poder, mas tem momentos em que é impossível falar em 4 linhas o que queremos explicar. Abraços!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Evandro! É verdade, eu me beneficio muito de postagens curtas por ser o meu blog sobre dicas mas quando preciso falar de assuntos mais sérios não tem comno ser em 4 linhas. Nessas horas o que vale é o bom senso pois quando o texto é atrativo e interessante agente vira até a página lendo ele. Beijos!

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO