Trafico de Pessoas - ajudem a combater!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Vi este vídeo no Oficina de Gerência em um artigo do amigo Herbert de extrema relevância, clique e dê uma conferida: Tráfico de Mulheres.

.

A ONU (Organização das Nações Unidas) promove em todo mundo a Iniciativa Global de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas que tenta conscientizar a sociedade como um todo, desta vergonha que ocorre no mundo. Destacam o tráfico como uma nova forma de escravidão. Trabalhadores vão para outros países com garantias de bons empregos e salários altos e ao chegarem são submetidos a trabalho escravo e sem direito algum. Mulheres vão com sonhos de mudar de vida, de ganhar grandes riquezas e, ao chegarem, tem seu passaporte retido e tornam-se desprovidas de qualquer direito legal. Passam a viver sob a mira de ameaças, tendo que se prostituir para não sofrer com maus tratos que podem levá-las até à morte.

  • Como agem os traficantes?

Geralmente abrem falsas agências de turismo, de empregos ou de modelos. Induzem pessoas a acreditarem em um falso sonho. As pessoas, muitas das vezes, simples e de pouca instrução acreditam que estão indo para outro país tentar uma carreira já encaminhada de modelo ou com a garantia de um emprego promissor que vai melhorar-lhes a vida.

  • Como se prevenir?

A melhor maneira de se prevenir é a informação. Levante dados sobre o local de onde estão partindo as propostas milagrosas, pesquise a pessoa que te oferece uma dita "oportunidade". Não acredite em "achismos", geralmente os traficantes tem ótima aparência e um jeito muito simpático (pura fachada!) . Agências sérias possuem um nome renomado e não será difícil levantar uma boa ficha técnica sobre elas. Moças, se pretendem a carreira de modelo, procurem agências conhecidas, de nome. Pesquisem bem antes de ir entrando em qualquer buraco que prometa a carreira dos sonhos. Existem concursos sérios que já promoveram celebridades. Veja (através da internet mesmo) quais as agências em que modelos como Gisele Bundchen, Ana Hickman, Raika, Isabeli Fontana entre outras se cadastraram. Não saiam por aí deixando seu book em qualquer lugar. Estudem sempre pois conhecimento é muito importante para se prevenir de picaretas como estes!

Não deixe de assistir o vídeo acima, ajudem a divulgar!

Em maio de 2007, 111 países haviam ratificado o Protocolo de Tráfico, comprometendo-se a incorporar suas disposições nas suas respectivas legislações internas, bem como tomar as medidas necessárias para a sua completa implementação. O Brasil ratificou o Protocolo em 2004. O documento prevê medidas específicas para a prevenção ao tráfico, para a proteção às vítimas e para a responsabilização dos criminosos. As crianças e adolescentes são sujeitos prioritários de atenção e, segundo o Protocolo, o consentimento dado por elas é sempre irrelevante.

Saiba mais sobre o Protocolo da ONU sobre Tráfico de Pessoas




FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

12 comentários:

blogdaluzfosca disse...

Olá Jaqueline !!! Infelizmente esse é um tema que nunca deveria existir ! Por muito que nos custe a acreditar essa é mais uma realidade (má) que a vida nos dá. E nós sabemos que também existem outras crueldades tais como tráfico de crianças e até de homens.
Enfim ... vou terminar com uma palavra apenas: REPROVÁVEL

Continua o teu bom trabalho, amiga.
Beijocas.

Jaqueline Amorim disse...

OI amigo Vitinho! Infelizmente esta realidade está mais presente do que imaginamos, então, o que nos resta é tentar alertar as pessoas! Obrigada por sua visita! Beijos e continue vc também o seu bom trabalho! :D

Evandro Cesar disse...

Mais um excelente post! Parabéns! Um tempo atrás vi na HBO um documentário sobre a venda de crianças na China, um comércio tão normal que te deixa de boa aberta literalmente, você olha aquilo e pensa estar vendo um filme de ficção...

Jaqueline Amorim disse...

Oi Evandro, é vergonhoso saber que coisas assim acontecem. Obrigada por sua visita! Beijos!

Valtércio Mendes disse...

oi jaque... tudo bem com vc?!!
Bela postagem... temos realmente que combater esse crimes... e a blogosfera é uma ótima ferramenta!!

Bjão linda!!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Valtércio! É sempre bom abordar assuntos que podem acontecer com agente mesmo, ninguém está imune à violência que invade nosso dia a dia; infelizmente. A única arma que temos é a informação! Obigada por sua visita! Beijos!!!

Herbert Drummond disse...

Querida Lady Jaqueline,

Grato, mais uma vez, pela referência ao "nosso" blog - Oficina de Gerência - no post de divulgação da campanha contra o tráfico de pessoas. Madrinha é isso ai!
Tive uma idéia, ao ver o post no Super Dicasss e o número de comentários que ele atraiu.
Porque você, que é tão caprichosa e tem uma rede enorme de amigos na blogosfera, não cria um meme sobre o assunto ou algo do tipo blogagem coletiva. Cada participante criaria um banner, ou apresentaria uma imagem representativa, ou ainda uma frase para a campanha. Que tal? Sugiro convidar a Luma e a Geórgia para lhe ajudar. Acho que vai dar uma boa chacoalhada na tomada de consciência de muita gente.
Fraterno abraço.

Jaqueline Amorim disse...

Olá amigo Herbert!! É uma excelente idéia mas não para que eu tome frente. Acredito que se a Luma ou você fizessem uma blogagem deste tipo ficaria muito melhor feita do que por mim; primeiro pois ando sem tempo e não conseguiria me dedicar integralmente a este assunto tão importante e segundo, pois não tenho o dom da escrita que vocês possuem. Vocês escrevem divinamente. Deixo meu espaço aberto a divulgações neste sentido. Tenho um terceiro motivo também que me faz ter um certo receio de blogagem coletiva meu amigo, se quiser te falo por e-mail mas a verdade é que existe muita gente mesquinha na blogosfera e que gosta de encontrar motivos para nos atacar mesmo quando estamos tentando fazer o bem. Prometo que pensarei com carinho no assunto mas se um dos dois resolver tomar a frente eu divulgo aqui com o maior prazer e faço parte! Beijos!!!

Andréia Santana disse...

Isto é um drama que eu acompanho de perto. Tenho uma família amiga que está a procura de sua filha de 25 anos formada em turismo, que está sumida na Espanha, e pelas investigações, tudo indica que ela está presa na rede de prostituição. A vida de seus familiares parou no dia que ela embarcou para Espanha. É dolorido até de falar, sobre esse assunto. Bjos

Jaqueline Amorim disse...

Oi Andréia, faço idéia de como deve ser angustiante a vida desta família... Vou pedir a Deus para que eles obtenham notícias dela... Já tentaram entrar em contato com o consulado de lá?

Gato Guga disse...

Artigo sério como este deveria ser mais comum na blogosfera Jaque.
Esse é apenas mais um drama existente nesse mundo maluco em que vivemos.
Somente com muita informação o combate a coisas assim pode tornar-se um pouco eficiente, mas sinceramente não creio que em um lugar como o brasil algo venha a melhorar, ao menos enquanto os governos continuarem optando por ter um povo analfabeto. Bjs.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Guga! Infelizmente é realidade o que você escreveu. A educação está longe de ser a ideal em nosso país e mais infelizmente ainda, a classe de jovens favorecida e privilegiada pela oportunidade da educação está muito desiludida com nosso país para fazer o seu papel de luta contra as injustiças tão comuns no período de ditadura. O Brasil vive em uma ditadura do narcotráfego e falta a revolta das massas para tentar reverter esta situação. Cabe aos poucos o papel de tentar informar...

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO