Câncer de Mama! Previna-se!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Awareness Ribbons Customized - ImageChef.com
O número de mulheres que contraem o câncer de mama e morrem devido à isto, ainda é muito elevado. Por que? As mulheres ainda não possuem o hábito de se tocarem. Fazer o auto-exame da mama é fundamental para descobrir alterações nos seios que podem indicar um câncer. Quando ele é descoberto precocemente, o tratamento se torna menos doloso para a mulher e os riscos de ela sair mutilada desta experiência diminuem drasticamente. O auto-exame não deve substituir os exames médicos, que devem ser feitos anualmente pelas mulheres. Qual a melhor idade? A partir dos vinte anos de idade a mulher deve começar a se preocupar em fazer seus exames e também se tocar.

As Mamas são glandulas produtoras do leite para a amamentação. Possuem muitos dutos, principalmente na parte superior localizada próxima às axilas. Aproximadamente 50% dos canceres são desenvolvidos nesta região do seio onde há uma maior concentração de dutos. Este câncer é o mais comum e chamado de Carcinoma Ductal, outro menos comum pode iniciar-se nos lóbulos da mama - o Carcinoma Lobular e existe também um terceiro chamado de Carcinoma Inflamatório e considerado a forma mais agressiva de Câncer de Mama pois altera os seios deixando-os vermelhos e quentes.

O Câncer de Mama pode ser identificado através de nódulos nos seios e alterações como dor mamária e secreções. O toque, é fundamental para que a mulher descubra o próprio corpo e consiga identificar se há algo de errado com ele. A partir do momento em que a mulher passa a conhecer o formato de seus seios, no momento em que alguma anormalidade for sentida, mais fácil se torna a identificação do nódulo mamário.

Fatores de Risco para o surgimento do Câncer de Mama:


  • 1ª menstruação antes dos doze anos;
  • menopausa após os 55 anos;
  • sedentarismo;
  • alcoolismo;
  • surgimento de cistos mamários;
  • gravidez após os trinta anos ou nunca ter engravidado;
  • obesidade;
  • casos de Câncer na Família;
  • uso de pílulas anti-concepcionais (este último ainda não foi comprovado pela comunidade científica).

Como fazer o Auto-exame de mama?


Este panfleto explicativo da RHVida, dá uma noção dos movimentos que devemos fazer para examinarmos nossas mamas. O exame é rápido e pode ser feito durante o banho. Clique na imagem para ampliá-la. Estes slides, também da RHVida, dão riquezas de detalhes para o exame de auto-toque e também sobre o câncer de mama. Clique aqui para saber mais.

Somente o Auto-exame é suficiente?


Não! Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o auto-exame de mama não detecta tumores recém-formados. As mulheres ganham uma falsa sensação de segurança e podem estar com pequenos nódulos cancerígenos em formação que ainda não são detectados com o toque. O correto é fazer os dois: o auto-exame e a mamografia. A mamografia é uma radiografia dos seios e que pode detectar os nódulos no início de sua formação. Quanto mais precocemente o câncer for detectado, maior as possibilidades de cura sem constrangimentos e mutilações nos seios, que deixam as mulheres com uma baixa estima e com problemas psicológicos de rejeição ao próprio corpo. (Leia mais...)





FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

10 comentários:

Ciça e-promoter disse...

Olá.. tava passeando pelos blogs e acabei parando aqui, gostei do seu blog, se puder me visitar e também gostar podemos nos linkar, ok? Até mais.

Roberto SRN disse...

Boa Noite

Querida Amiga


Jaqueline

Meus parabéns pelo excelente artigo, saúde sempre em primeiro lugar, e ai esta tudo bem?

Te desejo uma ótima quarta feira.

Beijos

Roberto

http://www.pcsaudavel.com

Jaqueline Amorim disse...

Oi Roberto! Obrigada por sua visita! Está tudo bem Graças à Deus, estudando muito! Sem tempo mas no mais está tudo certo... Devendo algumas visitas, inclusive à você meu querido amigo. Tenha uma excelente semana! :D

disse...

Mais um presente pra vc no Ambiente e Etc

http://ambientetc.blogspot.com/2008/08/meu-blog-vale-r-4800000.html

bjs

Rogério disse...

Jaqueline, não esquecendo de que o câncer de mama atinge também os homens, muitos não se ligam mas é comum alguns homens possuírem as glândulas mamárias (sendo inclusive em alguns caso de cirurgia), estando esses sujeitos também.

Um grande abraço!

Jaqueline Amorim disse...

É verdade Rogério! Os homens também correm este risco apesar de ser menos comum. Todo o cuidado é pouco! Beijos e obrigada por sua visita! :D

Jaqueline Amorim disse...

Oi Ciça, fico feliz que tenha gostado do Super DicaSSS e espero que volte mais vezes, quanto a trocar links eu não faço. Só linko os blogs que eu frequento com regularidade e deixo-os livres para me linkarem ou não. Vou visitá-la sim e se eu gostar assino o feed e puxo seu link... Beijos! :)

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada pelo carinho e pela lembrança Rê!" Já recebi o selinho mas em breve faço agradecimento! Bijos!

Mariana Alcântara disse...

Oi! Achei seu blog bem interessante e esse post muito importante, é incrível como a incidência desse tipo de câncer vem crescendo e ainda há mulheres que não se atentam para um cuidado tão simples como o auto-exame. Parabéns!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Mariana! Obrigada! :)

Em plena semana da amamentação, achei pertinente e relevante falar sobre este problema sério que é o Cancer de mama. Obrigada por suas considerações. Seja sempre muito bem vinda! Beijos! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO