Como meu blog pode crescer?

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Popeye
No artigo anterior, eu falei que um blog é uma empresa. Se temos uma empresa em nossas mãos, temos que administrá-la para que ela cresça. Como faço isto?

Você precisa ter produtos: tenha conteúdo no seu blog para oferecer aos que visitam. Você precisa ter clientes, então comece a divulgar seu blog. Cadastre-se em sites como o Blogblogs, o diHITT, o Technorati, Blog Geral, Central Blogs, crie um feed no FeedBurner, entre outros... Visite outros blogs, comente, participe, busque dicas de otimização para seu blog e, quando começar a crescer, não abandone seus blog amigos. Estes seus blog amigos, são nada mais nada menos do que seus clientes iniciais. Fidelize-os!

Existe uma propaganda que é a maior de todas e pode ser também a mais prejuducial: o boca-a-boca, ou propaganda informal. Esta propaganda é a feita por seus clientes: "visite aquela empresa pois o dono dela é muito gente boa, a empresa te dá boas condições e você se sentirá satisfeito com o atendimento". Imagine-se falando bem de uma loja aonde você foi: você está fazendo propaganda desta loja para outras pessoas! E se você for mal atendido? Você nunca mais volta lá e ainda vai falar mal da empresa para todo mundo não é mesmo? Com o blog acontece o mesmo. Você deve fidelizar os seus blog amigos para que eles gostem e falem bem de seu blog. Eles farão uma grande divulgação de sua "empresa" e farão com que ela cresça. Você, por conseqüência, deve fazer o mesmo. Deve valorizar quem valoriza você. Em economia, chamamos isto de "aquecimento de mercado". Para que um mercado local cresça, devemos comprar no comércio da região e prestigiar a "empresa" dos clientes que prestigiam a sua "empresa". Olha só como um blog pode ser visualizado perfeitamente como uma empresa!

Conforme seu blog vai crescendo, sua cartela de clientes (visitantes e blog amigos) cresce. Isto é muito bom! Um problema nisto tudo é que você continua sendo um e com o mesmo tempo que você tinha anteriormente ou menos. Como visitar a todos? O tempo diminui... O que fazer? As vezes não há jeito de visitar os amigos com a mesma freqüência. Vejam meu caso, eu não sou pró-blogger. Sou estudante, eu trabalho, tenho vida social e tenho blogs. Há somente uma única forma mas isto é assunto para o próximo artigo. Boa blogagem a todos! :D



FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

6 comentários:

Alexandre Brendim disse...

Administrar e fazer um site crescer é um trabalho de formiguinha que nunca para. Mas não fazia idéia do trampo que dá administrar e fazer prosperar um blog. Ainda mais um blog corporativo.

Arrumei para a cabeça, mas pelo menos é um trabalho que traz resultados bem mais visíveis que um site normal.

Mas que não é fácil, ah isso não é!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Alexandre! Realmente não é fácil, agente as vezes inicia por lazer e quando vê está cuidando de algo complexo. Sim, somos responsáveis pelas informações que transmitimos não é mesmo? Administrar esta empresa chamada "Blog" assim como uma outra empresa do mundo real nunca foi tarefa fácil mas é muito recompensador e prazeroso. Obrigada por sua visita! Sucessos na gerencia de seu blog! Beijos! :D

Cidão disse...

Esta série de posts está muito interessante!
Belo trabalho, gata!

Beijos!!!

Jaqueline Amorim disse...

OI Cidão! Obrigada pelo carinho! Fico feliz que esteja gostando pois a série está prometendo rsrsrs. Beijos! :)

Eduardo Monteiro disse...

É interessante o seu ponto de vista sobre o crescimento de um blog. Eu tenho uma dúvida em relação a isso tudo... O que traz mais visitantes, comentar em outros blogs ou participar ativamente de redes sociais como DiHitt, BlogBlogs e outros?

Jaqueline Amorim disse...

Oi Eduardo, o que trará visitantes ao seu blog é o conteúdo existente nele. Seu blog deve possuir conteúdo caso contrário, por mais que você comente em outros blogs e se cadastre em diversas redes sociais, o máximo que você conseguirá é uma única visita de cada blogueiro. Eles não voltarão se não houver nada interessante em seu blog para eles. É isto, uma coisa leva à outra entende? Por isso digo no início do artigo que vc precisa ter conteúdo e clientes. Você vai abrir uma padaria se não tiver pães para vender? Com o blog ocorre o mesmo, produza os pães (conteúdo) e vá atrás dos clientes fazendo divulgação/propaganda (cadastro em redes sociais). Um grande abraço e volte sempre!! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO