Fazer concorrência não é plágio!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Concorrência

Como já dizia Lavoisier: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Se você possui uma empresa (o blog), você precisa de um diferencial para que as pessoas que te visitam voltem ao teu espaço. No mundo dos negócios é assim que funciona. Que diferencial você pode oferecer ao seu cliente? Tudo, absolutamente tudo, pode ser copiado e reinventado. Ohhhh! Isso é plágio!!!!! Não, não é.

Plágio é quando copiam tudo absolutamente igual e não te dão os créditos ou quando roubam sua idéia antes que você a coloque em prática (espionagem industrial) mas, se você pega a idéia e tenta melhorá-la, não é plágio. Quer ver um exemplo no mundo das empresas?

Responda-me: quantas empresas hoje em dia você conhece e que fabricam "Coca-cola"?

Antes a r
esposta era: só uma. Hoje, você vê diversos similares do mesmo refrigerante. A concorrência pegou a idéia original, acrescentou algumas mudanças, mudou o nome e voilá: Pepsi-Cola, Coroa- Cola, Tina Pet Cola, Sendas Cola... e tantos outros colas! Ahhh... mas não é Coca-cola! Por quê? O diferencial da Coca-Cola passou a ser qualidade. Cheguei onde eu queria: para sua empresa crescer você deve ter diferencial!

Um exemplo em blogs: a primeira vez que vi um blogueiro fazendo entrevistas foi o Felipe do Blog do Xavier. Visite alguns blogs e você verá que a idéia, de tão boa, se espalhou. É plágio? Não! Seria plágio se tivessem recortado e colado a entrevista do Felipe em uma outra página de blog sem referenciá-lo como autor da mesma.

Concorrência é ruím?

Alguns pessimistas diriam que sim, eu digo que não. Para os visitantes que passeiaSeja Diferente!m pela internet é muito bom, pois significa diversidade de informação. Imagine se você precisasse fazer um trabalho escolar e o único lugar que te desse informações a respeito do tema fosse a Wikipédia? E se você não achasse esta informação lá? Chato não é? Ficaria sem fazer o trabalho mas, a mundo da internet é mágico, pois você encontra o mesmo tema em diversas páginas e com óticas diferentes. Você pode unir pedaços, tomar suas conclusões e entregar um excelente trabalho.

Olhei pela ótica do cliente (visitante) mas pela ótica do dono/administrador da empresa (o blogueiro) também é bom, se você fosse único você não se reinventaria, não inovaria e não traria novidades aos seus leitores. Não tem concorrência, se preocupar com o quê? Poxa vida! Copiaram minha idéia e agora? Monte o seu diferencial! Esta é a lógica, mantenha-se no mercado e inove! Você participa de um mercado competitivo. Todo dia novos blogs são criados, só continuarão a existir, se houver diferencial e amor pelo que se faz: a blogagem (falarei sobre isto em artigo futuro). Reinvente algo que foi esquecido, enfim, quando sua idéia é boa ela vai ser copiada por ser boa. O diferencial do Felipe? A simpatia! Por mais que a idéia de entrevistarem pessoas tenha se espalhado (o que é bom), o jeito como ele escreve, é único! Ninguém faz igual.



Como posso fazer para inovar?

Visitei o Blog do Compulsivo e vi uma coisa muito legal: ele ensina a colocar um widget destes do Blogblogs todo customizado, fica uma gracinha mas, ele não informa como. Ele diz somente: coloque seus dados aí no formulário, e pronto. Ele inovou a idéia. Se ele desse a fórmula, provavelmente sua idéia seria "copiada", "melhorada" por outro e os créditos ao seu blog seriam retirados. Este é o mundo da concorrência, ou você inova sempre ou você fica defasado. Eu achei gênial! Eu não tenho as respostas do como, você deve buscar o seu como assim como o Compulsivo buscou o dele.

Outra forma que os blogueiros utilizam muito para inovar é a mudança do layout de sua empresa - a troca de templates do blog. Isto gera uma curiosidade nos visitantes mais freqüêntes e fiéis. Eles passam a olhar cada pedaço do novo template e buscar estas inovações, adivinhe? Para melhorá-las é claro!

Quer dizer que meus blog amigos estão tentando me passar a perna? Claro que não!!

No artigo anterior a esta série, eu deixei uma dúvida no ar: "meus blog amigos são clientes ou concorrentes?". Eles são os dois! E para eles, você é os dois também! São clientes quando te visitam, te dão críticas e sugestões, elogiam seu novo template ou sua inovação, seguem as suas dicas e, tornam-se concorrentes, quando apresentam idéias melhoradas obrigando você a se reinventar. Isto não é ruím, como você acha que chegamos à um mundo com tanta diversidade tecnológica? Lembre-se: você está em busca de PageRank, subir posições nos sites em que é cadastrado e para isto, você concorre com outros blogs. O problema todo é que, as pessoas veêm concorrentes como problema ao invés de vê-los como termômetro de mercado. Se você acompanha as mudanças, não precisa sentir medo da concorrência pois você sempre terá um diferencial.

A Coca-cola foi à falência? Não! Ela se reinventou! O segredo é reinventar-se sempre! Ainda tenho muitas outras considerações a fazer nesta série: o seu Blog é uma empresa mas, por hora, eu desejo a todos uma excelente blogagem!!!


FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

16 comentários:

Caskinha e Katatau disse...

Hum...
Jaque...
agora vc me feiz pensar...
coia q é muito difícil pois num tenho cérebro rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Que diferencial a C&K poderia oferecer??
meu blog ta meio parado agora em n° de postagen principalmente
mais eu tava pensando em criar emoticons da C&K pra por no msn
será q é uma boa?
hehehe


Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus Jaque tenha um bom fds e fique com Deus :)

Jaqueline Amorim disse...

Por que não meus amores? Só tentando para saber se dará certo ou não! Beijos e bom final de semana para vocês!!! :D

usuariocompulsivo disse...

Jaqueline, minha intenção ao disponibilizar os instaladores de widgets, foi facilitar para o leitor. Você pode perceber que tenho procurado facilitar ao máximo para ajudar principalmente quem está começando.

As novas alterações que tenho publicado estão vindo acompanhadas por um template pronto, com a alteração já aplicada.

Os mais experientes tem acesso aos códigos de qualquer forma, e os novatos não precisam esquentar a cabeça.

E porque eu faria isso? Em primeiro lugar, queria diminuir o número de perguntas nos comentários, de pessoas que não tinham conseguido aplicar as alterações. Em segundo lugar, como você mesma disse neste artigo, para ter um diferencial.

Não é fácil desenvolver cada um desses instaladores, perco algumas horas desenvolvendo e testando cada um cada um deles, portanto acredito que um backlink informando onde conseguir um widget igual, é um pagamento justo pelo meu trabalho.

Belo artigo, seus textos estão melhorando muito, agora você precisa dar uma melhorada no visual, se precisar me uns toques procure ;-)

[]'s
COmpulsivo

Cidão disse...

Jaque, você poderia colocar como exemplo qualquer outra marca, mas teve que ser a Coca Cola... Devia estar pensando em mim quando escreveu... Sou viciado em Coca Cola!!!! ;o)

Blogar e Coca Cola, que mistura agradável!!!

Essa sua série de textos sobre a arte de blogar deveriam ser links permanentes em qualquer outro blog. Seus textos são didáticos e agradáveis, nada a ver com outros que leio por aí que são feitos por pessoas que se acham o supra sumo da blogagem nacional e que criticam o Blogger em demasia.

Você vai longe, menina!!! ;o0

denial disse...

Oi Jaq, como vai você, mulher? Nossa! Ficou perfeito este post. Você tem toda razão no que fala, especialmente na questão do diferencial. Ser diferente e original são os pontos principais que todos buscamos alcançar. Na questão de trabalhar baseado em idéias e assuntos já existentes considero isto como natural e necessário. É impossível ser original o tempo todo. Quem nunca fez isto, que atire a primeira pedra.
A verdade é que tem muita gente que passa a vida reclamando dos outros pra tentar amenizar a dor do fracaço causado por ela mesma.

Ótimo trabalho Jaqueline!
Grande beijo e um ótimo domingo.

Jaqueline Amorim disse...

E eu não sei Compulsivo? Eu mesma vivo lá colhendo as dicas compulsivas! O formulário é genial e uma forma também de facilitar, você inovou para melhorar. No quesito template meu blog tá meio abandonadinho mesmo, eu sei... :(

Estou com um template no blog de teste e o estou customizando, alterando um monte de coisas e colocando outras que aprendi com você :)

Tem muito tempo já. Estou fazendo a passos lentos pois o igrediente principal para a conclusão tem me faltado: tempo :(

Não se preocupe que no quesito "encher a paciencia" (brincadeirinha) eu sou boa rsrsrsrsrs. Se você puder me dar uma segunda opinião depois que eu terminar o template, eu agradeceria. Sou muito indecisa e enjoo rápido rsrsrsrsrs. Já customizei 3 templates e este é o quarto mas eu acabo enjoande dele antes de trocá-lo mas acho que este está mais bonito. Em breve o Super DicaSSS vai mudar de cara. Fico feliz que tenha gostado dos artigos. Tenho muito cuidado em me expressar bem. Que bom que tenho conseguido até aqui. Beijos e obrigada por sua visita!!! :D

Alexandre Brendim disse...

Oi Jaqueline,
Estou comunicando que eu indiquei o seu blog para o dia internacional do blog. Foi a forma que encontrei de agradecer pelo apoio que já me prestou, pelas dicas que aprendi aqui e pela sua participação no meu blog.

Obrigado

Jaqueline Amorim disse...

Oi Cidão obrigada! E você não vai acreditar, rsrsrs. Eu juro que é verdade, lembrei mesmo de vc enquanto escrevia :)

Eu acredito que para se ter um blog profissional e de qualidade é necessário administração e competência. Você pode ter a "melhor plataforma" e todas as ferramentas necessárias na mão, se não souber utilizá-las... De que adianta?? Obrigada pela visita! Beijos! :D

Jaqueline Amorim disse...

Oi Denial! Nos dias em que vivemos é quase impossível fazer algo que ninguém tenha feito, a originalidade está em incrementar. É isto que tem acontecido com celulares, computadores e a tecnologia em geral. Ser concorrente e inovar uma idéia já existente nunca foi e nunca será plágio rsrsrsrs. Tem gente que confunde. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do artigo. Saudades de vc! Tenho andado com tão pouco tempo mas sempre que dá eu passo por lá! Beijos e bom domingo!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Alexandre, obrigada pelo carinho! Que isso... Não fiz nada, você faz tudo e é um excelente profissional! Beijos! :D

Felipe disse...

HUaha, você já conhecia tbm? Eu vi lá no blog polêmica, que por sinal vi aqui...xD

Muito legal né?
Feliz dia do blog pra vc tbm...xD
E bom Domingo.

Ah! Deixa eu te fazer uma pergunta que tava em dúvida esses dias.

Qual a melhor forma de responder aos comentários? No meu blog, ou no de quem comentou?

abraços.
até...

Felipe Xavier disse...

Jaque, simplesmente sensacional.
Cada vez esses artigos ficam melhores!
Foi muito legal você citar as entrevistas. Tens razão, nunca tinha visto antes, mas depois elas "desbundaram". E é igual você disse, não é plágio.
Pra falar a verdade, nem sei o que comentar, pois estou honrado em ser citado nessa sua maratona de artigos.
Abraços e estou esperando os próximos.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Felipe! Isto vai depender muito do tempo que vc tem disponível! Quando meu tempo era maior, eu respondia os comentários em meu blog we visitava os blogs dos comentaristas e deixava uma resposta lá também. Agora que o tempo sumiu, eu respondo em minha própria página. Acredito que o mais importante mesmo, é não deixar de responder nenhum comentário. Beijos e boa semana para vc! :D

Jaqueline Amorim disse...

Felipe Xavier!!! Você sempre é lembrado pois tem idéias ótimas e criatividade de sobra! Sabe que adoro vc e seu blog! Tenho muitas coisas para escrever sobre esta série de artigos. Espero que continue gostando do que eu ainda vou publicar! Beijos e boa semana para vc! É sempre uma honra recebê-lo no Super DicaSSS! :D

Felipe disse...

Ah! Beleza...Acabei de ler sua respostas...xD Tava esperando que fosse lá...xD

Mas beleza, agora aprendi, é...Por enquanto ainda tenho um certo tempo...então respondo lá no blog da pessoa, mas mais pra frente quem sabe...xD

Caso não lembre minha pergunta. Perguntei qual era melhor, responder os comentários no meu blog, ou no da pessoa.

Abraços.
Obrigado.!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Felipe, lembro de sua pergunta sim. O tempo está curto de mais. Vou passar por lá e conferir as novidades, obrigada por sua visita mais uma vez! Beijos!

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO