Mantenha-se no Mercado! Não vire estrela!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Estrelas
Quando temos um blog em processo de crescimento e com uma cartela de clientes (visitantes e blog amigos cada vez maior) as visitas freqüêntes a todos os blog amigos, inevitavelmente, tornam-se menos freqüêntes. Chamo de estrela, todo aquele blogueiro que acha que já é auto-suficiente, não visita mais ninguém, ignora blogueiros iniciantes e nem sequer se dá ao trabalho de responder aos comentários que recebe, quer em seu blog, quer no blog do visitante. Como faço para não me tornar uma estrela?
  • visite seus amigos gradativamente. Escolha um dia e visite 20, escolha outro dia e visite mais 20 e assim por diante.
  • se você anda sem tempo para visitar seus amigos, pelo menos responda os seus comentários! Pode ser em sua página mesmo! Por que ainda não estou utilizando o formulário do Blogger customizado pelo Compulsivo? Ele é maravilhoso mas não dá ao visitante a opção de receber a atualização do comentário por e-mail. Eu faço questão de manter esta opção para que os visitantes saibam que eu respondi.
  • não ignore os blogueiros iniciantes, são entrantes na blogosfera e que precisam de orientação. Se eles pedem sua ajuda é por necessidade. Lembre-se! Você também já foi novato!
  • aceite críticas e sugestões. Um blogueiro que pensa que já sabe tudo, não cresce mais pois se considera completo! Lembre-se: o mercado vive em constante mudança e as necessidades mudam. Seu blog pode se tornar defasado e cair no esquecimento da blogosfera. Observe as críticas, elas podem te ajudar a alavancar seu blog e mantê-lo atualizado às mudanças e novas necessidades emergentes!
  • compartilhe seus conhecimentos com todos. (ahhh, mas eu faço isto com os posts!) Não digo somente escrevendo artigos no seu blog, responda as perguntas dos que tem dúvidas. A grande dádiva do ser humano é a partilha de informações. Não há nada que eu ainda não precise saber e não há nada que eu não tenha para ensinar. Compartilhando o saber ambos se tornam sábios.
  • visite os blogueiros iniciantes. Nada melhor que um estimulo para quem está começando e você pode e aprenderá novas coisas com eles e nunca se esqueça: estes blogueiros também farão propaganda de seu blog. Em um dado momento pode não ser vantajoso para você ser linkado por um blogueiro iniciante pois o seu PageRank pode até diminuir. Veja além e lembre-se do aquecimento de mercado. Em uma economia crescente, todos os que estão inseridos nela crescem juntos. Você ajuda o seu amigo a crescer e, quando ele estiver em igual situação ele também o ajudará.

Até o presente artigo, eu escrevi como administradora. Eu fui racional. Tinha um professor que dizia que um administrador não pode ter coração. Todo o administrador deve ser racional mas, assim como nas empresas, nós blogueiros mexemos com um produto muito importante e cheio de emoções: as pessoas. Todos nós de uma forma ou de outra, somos administradores de pessoas. Pessoas com necessidades e com emoções, com problemas e com culturas diversificadas. Devemos saber gerenciar todos estes fatores e para isto devemos sim ter coração!

Já repararam que nunca me envolvi em escândalos e me dou bem com todos? Eu administro até mesmo as críticas agressivas que recebo. Uso-as em meu favor. Aprenda a administrar sentimentos. É difícil mais não é impossível. Vou dar a dica que eu uso: ame seu semelhante. Quando você ama teu próximo, você não se aborrece com nada. Você aprende a respeitar as opiniões mesmo não gostando delas. Adianta brigar com as pessoas por isto? Não! Você só aumentará suas rugas. Canalize todas as críticas e as use para crescer! Boa blogagem a todos e lembrem-se: seu blog é uma empresa!



Eu sei! Você deve estar pensando: "Os blogueiros são meus concorrentes ou são meus clientes?" Explico isto em próxima oportunidade.



FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

17 comentários:

blogdaluzfosca disse...

Olá Jaqueline !
Que excelente artigo, querida amiga !
Apesar de não ser uma "estrela", confesso que estou em falta com os blogs amigos pelas minhas ausências constantes devido á minha profissão. Por isso muitos post's que publiquei foram agendados. Infelizmente as respostas aos comentários ainda não dão para agendar ! rsrsrs.
Se o dia tivesse 40 horas, acho que estava óptimo.
Mas adorei as suas sugestões e se o tempo me permitir, "prometo" que me vou portar melhor !...rsrsrs
AH ! já me esquecia !:
Continue o seu excelente trabalho minha querida amiga.
Um Beijo.

Jaqueline Amorim disse...

Olá amigo Vitinho! Sem tempo estamos todos nós. Eu, você, o Guga... Pode deixar que não considero vc estrela não! Eu tb tenho andado em falta. Há critérios que destacam uma "estrela" rsrsrsrs. Beijos meu querido amigo!!! Obrigada mais uma vez pela sua visita!!! :D

New disse...

Oiêe!
O pc que estou usando está horrível. Mas também vim deixar um beijo.

Felipe disse...

Puxa Vida! É verdade, Jaqueline todos seus conselhos são maravilhosos, e assim como você disse é horrível esses blogueiros que se sentem estrelas, e não dão atenção para quem começa agora.!

Jaqueline Amorim disse...

Oi New! Não liga não amiga! O meu PC está uma carroça. Já tá na hora de ser formatado. Beijos!!! :)

Sim Felipe, mas devemos ter cuidado para não confundirmos estrelismo com falta de tempo. As vezes o blog cresce tanto que nosso tempo diminui enormemente mas, temos como verificar isto até mesmo na página de comentários dos blogs que visitamos. Tem comentários do dono do blog? não tem? Podemos observar outras coisas também que podem denotar apenas uma falta de tempo do blogueiro em responder os comentários e fazer visitas. Beijos e fico feliz que esteja gostando desta série de artigos. :)

Polêmica disse...

Gostei das dicas, eu sempre utilizei este termo "fidelizar visitantes" minha irmã ria dizendo: Que historia é essa de fidelizar visitantes? (rs)
Mas, como você disse, nosso blog é nossa empresa, desde o começo do meu blog eu sou super atenciosa com todos os visitantes, leio os posts deles, comento sobre os posts e jamais retruquei comentário. Sempre que perguntam algo eu respondo mas, quando tentam fazer debate eu visito o blog da pessoa mas e comento sobre o post dela jamis retruco o comentário mal-criado que ela fez no meu blog!

Beijinhos!

Cidão disse...

Artigo excelente, gata. O problema no meu caso é conseguir visitar todos que estão no meu blogroll por pura falta de tempo. Para me redimir eu adotei uma postura de responder os comentários que recebo.
Ah se um dia eu pudesse viver só de blogar...

Eurico de Andrade disse...

Jaqueline,
Sua matéria "Mantenha-se no mercado! Não vire estrela" chegou em boa hora, é extremamente oportuna, bem escrita e toca bem na ferida de muita gente. E sei que vc fala de camarote, pq foi a pessoa que mais apoiou, mesmo sem conhecer nada de mim, quando comecei o meu blog. Valeu, Jaqueline!

Rodrigo disse...

Nossa!
Belíssimas palavras, muito inspiradoras. Realmente, a parte mais importante é responder ao nossos comentários, pois isso indica que não escrevemos apenas por escrever, e sim, para compartilhar nosso conhecimento com outras pessoas e que nos preocupamos com as pessoas que lêem nossos posts.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Juliana (Polêmica). Visitei seu blog e amei! Você tem artigos muito bem escritos. Se você fideliza seus visitantes em breve você terá um blog top. Não só pelo conteúdo mas por sua simpatia. Amei seu espaço. Assinei o feed. Beijos, obrigada por sua visita e volte sempre! :)

Oi Cidão! Eu tenho o mesmo problema que você e adoto esta mesma postura. O que faço é visitar de 20 em 20 como já havia dito no artigo. Demora um pouco para chegar em todos mais eu chego rsrsrsrsrs. Beijos e obrigada pela visita! :)

Oi Eurico! Não fiz muito esforço não, pode acreditar! Seus causos são excelentes. Acompanho todos pelo feed. Nem sempre te visito (por falta de tempo) mas seus causos visitam meu e-mail e me dão uma noite mais feliz. Quem se esconde é que perde em conhecer blogs de qualidade como o seu! Beijos meu amigo e obrigada pela visita! :)

Concordo plenamente com você Rodrigo! Não custa responder aos blog amigos não é mesmo? Obrigada por sua visita e volte sempre! Beijos!

sonialotus disse...

oiee... adorei esse artigo, recebi por email e vim aqui só para te dar um Mimo, vc merece e muito, tanta generosidade não tem mimo que pague...
veja no meu blog

http://lotusdosol.blogspot.com/

bjus

Carlos disse...

Somente isto;
http://img233.imageshack.us/img233/1812/e838f7zp9.gif

Paz do Senhor
Carlo

Rei da Cocada Preta disse...

Excelente artigo Jaque, muito bom... Devemos ter coração sim, e considerarmos todos sem distinção, e não deixar de visitar os amigos que fazemos... Vale para a vida off line... Abração...

Dimitri Kozma disse...

Olá Jaqueline!

Ótimo post! De valor imcomparável!
Vou indicar ele para que mais pessoas leiam.

Beijos!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Sonia! Seu blog tem luz e paz! Obrigada pelo carinho e pelo mimo. Fico feliz que tenha gostado do artigo! Beijos! Nam myoho rengue kyo :)

Oi Carlos! Realmente um amigo é um tesouro. Fico feliz de ser milionária :D
Beijos e obrigada!

Oi meu Rei!!! (Adoro te chamar assim). É verdade, mesmo com tempo escasso, sempre dá para dizer um oi nem que seja a um por dia. Beijos e bom findê para vc!!! :)

Oi Dimitri! Fico feliz que tenha gostado, sinta-se a vontade. Beijos!!! :D

Thiago Alexandre disse...

A maioria dos blogueiros não dá a mínima para quem está começando. Passei por isso quando comecei, pois não tive apoio qundo comecei, tive que ralar muito. Sei que atualmente a vida é corrida para muitos, principalmente quem vive em cidades grandes, pois a pressão é maior (não vou entrar em detalhes).
Bom, vou citar um exemplo que não esqueço: quando comecei, solicitei uma troca de link com um webmaster e ele não deu a mínima porque eu estava começando e falou que o meu site não ia ajudá-lo em nada, após 4 meses, o meu site já rendia boas visitas - acho que ele esqueceu - e este mesmo webmaster me mandou uma mensagem solicitando parceria.
Moral da história: eu estava com bastante visitantes e pagerank 6, tudo que ele queria.

Hoje, dependendo do caso, dou mais atenção para blogueiros e webmasters novatos do que os que já tem "NOME NA INTERNET".

Posso ter complicado um pouco a história, mas acho que dá para entender o ponto que quis chegar.

Abraço!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Thiago, é mais ou menos assim que acontece. Este com certeza eu chamaria de estrela. É por isso que não faço parcerias, faço blog amigos, independente de seu pagerank. Obrigada por sua visita! Volte sempre! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO