Seu Blog é uma empresa! Administre-o!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Eu nunca tinha utilizado uma abordagem administrativa para falar de blogs, mas vamos analisar: para que você criou um blog? Para exibir um serviço ou um produto para alguém não é mesmo? Desde pequenos artigos a grandes anúncios, se pessoas estão dispostas a ler, você está oferecendo um serviço.

Al
guns conseguem um pequeno lucro com o blog, ganham reconhecimento com a marca e espandem seus domínios. Um blog é uma empresa. Como podemos administrar nosso blog de maneira a conseguirmos que ele cresça? Isto é tarefa difícil. Fazendo analogia à uma empresa, o tempo de vida de uma é de aproximadamente cinco anos. A partir do quinto ano, ou a empresa entra em uma fase de crescimento e expansão dos negócios ou ela vai à falência antes de chegar em cinco. Por que isto ocorre? Quando abrimos uma empresa, empenhamos toda uma energia inicial nela: investimentos, layout, gastos com divulgação, busca contínua de parceiros e clientes. Até o quinto ano, a empresa recupera todo este dispêndio inicial e a partir do quinto ano, a empresa começa a ver os seus primeiros lucros líquidos.

Algumas empresas não aguentam esperar e quebram pois o investimento é alto, o administrador não cuida com eficácia do negócio e a empresa abre falência. Analisando os blogs de sucesso, responda-me: existe algum blog recém formado e que tenha um sucesso e uma marca bem definida e forte? É muito difícil, o que vemos são blogs em crescimento mas a lucratividade destes blogueiros é quase nula, o que estes blogs estão conseguindo nesta etapa é fidelizar a marca e os visitantes (clientes); isto é muito importante para que no futuro o seu blog se torne referência fixa.

Observem blogs como o do Edney e o do Cardoso. São unanimidade entre todos os blogueiros. Vocês acham que eles se tornaram unânimes da noite para o dia? O próprio Edney já disse que não. Não sei quantos anos eles tem de blog mas se não chegaram aos cinco estão beirando isto... Já passaram pela fase crítica do perigo de falência e estão colhendo os frutos de árdua batalha travada para serem reconhecidos e são! Todos os blogueiros os vêem como referência. Estou dando o exemplo dos dois mas, existem outros.

Podemos observar blogs que já possuem reconhecimento e estão batalhando para recuperar todo a energia inicial investida. Certamente, estes blogs ainda não viram grandes lucros com suas "empresas" mas vão chegar lá pois conseguem de maneira eficaz, tornar a sua marca uma marca forte. Exemplos disso são: o Dicas Blogger e o Blog do Usuário Compulsivo. Já repararam a profissionalidade deles? Não há quem não volte lá... Hoje, todos sabemos que o blog da Juliana é o Dicas Blogger e o Blog do Compulsivo é o Blog do Compulsivo. Não fazemos analogias e nem comparações, são "empresas " com um ano de vida e que já possuem uma grande fatia do mercado. Imaginem quando chegarem aos 5 anos de vida? Estarão no patamar do Edney e do Cardoso ou até à frente deles. Existem blogs também que começaram recentemente e que já alcançaram resultados ótimos por sua situação de iniciante. Conseguiram fidelizar a marca e os clientes mas o lucro ainda é nulo. Como um blogueiro obtem lucro com seu blog?

No caso dos blogs, podemos coseguir lucros diretos ou indiretos. Um lucro não é obtido apenas monetariamente. Existem outras maneiras:
  • Reconhecimento por parte da comunidade e por parte da midia. Alguns blogueiros são tão bem sucedidos que acabam sendo convidados a darem entrevistas em programas televisivos. É uma maneira de obter lucro com o blog. Quando uma pessoa comum será convidada para dar entrevistas? Olha só a maravilha dos blogs?!
  • Convites para alavancar novos projetos. Vejam a revista Feed-se que está sendo muito bem escrita por blogueiros e não demora para ganhar o gosto popular.
  • Lucros monetários com anúncios. O mais famoso de todos os programas de anúncios é o AdSense. Demora um pouco mais uma hora você chega lá.
Alguns me perguntam como em tão pouco tempo de blog eu consegui alavancar as minhas visitas e fortalecer minha marca. Eu administro meu blog. Esta é a resposta. Ainda estou em fase inicial, não tenho um layout profissional e não tenho lucratividade nenhuma mas, eu fidelizo os meus visitantes e valorizo os blogueiros iniciantes. É assim que consegui crescer rápido. Eu respeito a todos os que me visitam. Aceito críticas e agradeço as sugestões. No próximo artigo vou dissertar sobre um tema importante: como um blogueiro deve fazer para se manter no mercado? Até a próxima!




FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

22 comentários:

Felipe Xavier disse...

Excelente post Jaque.
Nem tem o que se complementar.
Isso seria ótimo se todos que estão querendo criar um blog para ganhar dinheiro lessem.
Um dia ainda me torno um blogueiro reconhecido na blogosfera, nem preciso ser um problogger. :D
Abraços!

Cidão disse...

Sabe, Jaqueline, um dia eu ainda quero viver só de "blogar". Mas quando vejo o Adsense... Leva dois ano para atingir os famigerados 100 dólares... Já estou quase lá... Decepcionante!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Felipe, você não tem idéia do quanto seu blog é conhecido. Todos conhecem o Felipe Xavier (salvo os iniciantes). Vou falar sobre o seu blog em artigos futuros, que tratam de concorrência e boas idéias. Espere! Beijos!!! :)

Jaqueline Amorim disse...

Oi Cidão! As pessoas quando começam a blogar, acham que vão ficar ricas com o AdSense pois se espelham em pessoas de sucesso como o Ediney e o Cardoso. Foi devido a isto que escrevi este artigo. Do mesmo modo que é necessário um trabalho árduo para que uma empresa prospere, assim também o é com os blogs. Os primeiros $100 são complicados mesmo amigo, mas, depois melhora... Você passa a ter sucesso e os acessos aumentam. Já puxou seus relatórios desde que vc começou? Tenho certeza que agora vc ganha muito mais do que no inicio ñ é mesmo? É assim... Tem que gostar muito de blogar pois blogar ñ deixa ninguém rico da noite para o dia, a não ser que vc vire pro-blogger. Eu acho que este é o sonho de muitos, quem dera eu viver só de meu blog... Beijos!!!

Helio Jenné disse...

Olá Jaqueline, o Super Dicas está cada vez melhor! Desejo todo o sucesso do mundo a você.

dicasblogger disse...

Oi Jack!
Nossa, obrigada pela citação e pela comparação com estes 2 grandes blogueiros, o Edney e o Cardoso. Um dia eu chego lá...rs
Excelente post!
Bjssss

Jaqueline Amorim disse...

Oi Jú! Com certeza chega! Você tem tudo para isto e já está na estrada. Fico me perguntando se o Edney e o Cardoso se espelharam em alguém no início... muitos se espelham neles. Seu blog e o do Compulsivo tem identidade própria, vocês já começaram a ditar moda. Isto é um reflexo do sucesso. Beijos e obrigada! :D

Felipe disse...

Puxa vida! É verdade mesmo, com uma boa administração, tudo se pode conseguir, e sabe de uma coisa...Tô pensando em abrir uma empresa, e gostei dessa dica dos 5 anos...xD

Obrigado.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Hélio!!! Obrigada por sua visita!!! Beijos! :D

Oi Felipe, isto é fato. Toda a empresa recem criada tende a falir antes dos cinco anos. Se você passa por este período, a possibilidade de sua empresa prosperar é grande mais isto não signifca que ela nunca irá quebrar. Tente não administrá-la! É falência certa. Beijos e obrigada por sua visita! :D

Edney Souza disse...

Oi Jaqueline, eu tenho um site pessoal desde 1997 e transformei ele em blog em 2001, então já são 11 anos de internet e 7 como blogueiro :)

Felipe Xavier disse...

Jura Jaque? Eu acho que ele é tão desconhecido. :(
E que honra eihn, Edney fazendo comentário aqui!
É o Super Dicasss em todos os lugares da blogosfera.
Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Oi Edney! Eu não tinha idéia do tempo mais sabia que já passava dos cinco anos. As pessoas que começam um blog acham que você conseguiu popularidade da noite para o dia e acabam se decepcionando quando não conseguem ou enxergam que não é bem assim. Tudo em nossa vida é questão de administração, você e o Cardoso chegaram aonde estão pois souberam administrar bem o mercado em que estavam e outros blogs estão crescendo pelo mesmo motivo. Obrigada pela visita! Sucessos sempre! :)

Jaqueline Amorim disse...

Oi Felipe! Eu juro! Em todos os blogs que eu visito vejo o seu banner. A blogosfera linka o Blog do Xavier na primeira visita que faz sabe por quê? Por que seu blog tem conteúdo e você tem simpatia. Não se preocupe, neste caminho de cinco anos é só administrar o seu sucesso pois você vai longe meu amigo! Senti-me muito honrada também de receber um comentário do Edney aqui mas eu me sinto honrada de receber comentários de todos os que me visitam. Fico muito feliz de receber um feedback. Aliás, vou falar sobre feedback também. Beijos! :)

Andréia Santana disse...

Ótima post.
Esse assunto muito me interessa, já salvei o link pra voltar mais tarde e ler com calma.
Bjos

Jaqueline Amorim disse...

OI Déia! Estou escrevendo uma série inteira de artigos relacionados a este. Espero que goste! Se precisar, estamos às ordens! Beijos!

Marcelo Bastos disse...

Oi Jaqueline,

cheguei até o seu blog pelo Blog do Ronaldo Costa (qualiblog). Achei muito legal a série que você criou sobre Blog S/A. Também possuo um blog e alcancei hoje 100.000 acessos. Visite-o. O endereço é www.marcelao.wordpress.com

Um abraço.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Marcelo! Obrigada pela visita e parabéns pelo sucesso! Assinei seu feed. O conteúdo de seu blog muito me interessa pois estou estudando esta área! Beijos e mais uma vez, muito obrigada! :)

Lessandro disse...

Primeira vez que li um post, tratando de uma visão empresarial de um blog. Estou começando e tb tenho idéia de administrar o meu blog como uma empresa.

Parabéns pelo blog.
http://como-funcionam.blogspot.com/

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Lessandro! Boa sorte e volte sempre!!! :D

by sumy disse...

Olá!

Adorei o texto!
Estou engatinhando na blogosfera, portanto, as dicas são muito bem-vindas.

Tenho dois blogs:
O sério:
www.matematicamania.wordpress.com
O de amenidades:
www.papoecia.blogspot.com

Na verdade, blogar virou meu hobby, mas não tenho muito tempo para me dedicar a eles como gostaria. De qualquer maneira, eles me fazem muito bem.
Abs
Sumy

Francisco Amado disse...

Jaqueline.

Ótima matéria, gostei de sua visita e de seu comentário, me deixou curioso, o que você quis dizer???

Tenha um ótimo ano novo.

Abraços.

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Sumy. Já passei por seu blogs e eles são muito bons!!! Sucessos para vc e conte comigo!

Oi Francisco! Eu somente me abstenho de comentar assuntos religiosos pois tenho opiniões também fortes e marcantes e como eu comentei em um artigo sobre religião, bom... me abstive. Foi só. Obrigada e espero que vc volte sempre!!! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO