O Feedback para os blogueiros!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Feedback


Falei no artigo Profissão: Blogueiro! sobre a importancia do Feedback para a análise do quesito Qualidade. Eu disse que para sabermos se estamos dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado deveríamos dar atenção ao feedback recebido. E o que é Feedback?

O Feedback ou Retroalimentação consiste na busca de informações sobre o desemprenho da empresa perante o mercado e busca corrigir e reordenar problemas surgidos. Busca a maximização do desemprenho da empresa.


Muitos blogs não vão a frente por falta de planejamento. Veja o esquema abaixo:

Análise EstratégicaEsta é a Análise Estratégica de uma empresa. Imagine seu blog como uma empresa. Você o planejou, visualizou uma oportunidade no mercado, criou uma missão para ele (a minha missão é dar dicas). O próximo passo é analisar o mercado (ambiente externo): quais as oportunidades que você vê neste mercado? E as ameaças? Observe seu blog (Ambiente interno): quais são suas fraquezas? O que você precisa melhorar? Quais seus pontos fortes? No que você é bom? Formule suas estratégias (criar blog de testes; cadastro em sites como Google Analytics, AdSense, diHITT, BlogBlogs; que artigos escrever; mudar template; trocar a plataforma; assinar um domínio; etc...). Implemente em seu blog e receba o Feedback.

Observe que esta esquematização apresenta uma movimentação cíclica. Através do Feedback você poderá observar novamente todos os processos anteriores para buscar a melhoria e a adequação aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado. É o Feedback que te manterá atual no mercado!


Então blogueiro? Viu só a importância do feedback? Da próxima vez que for ler um recado com uma crítica, uma sugestão ou um pedido de ajuda não pense: "nossa! Que cara chato!" e sim: "Nossa! Não é que ele tem razão? Eu posso melhorar nisto e naquilo e posso escrever um artigo sobre esta dúvida dele. Este cara me ajudou!" É verdade! "O chato" te ajudou a se reciclar, este é seu Feedback! Não o desperdice!


Quando recebemos um comentário em nosso blog ficamos muito felizes, ainda mais se estamos começando na blogosfera. Pensamos: "Poxa! Que legal! Estão lendo o que escrevo!"


Se você começar a pensar: "Nossa! Que cara chato" Tome cuidado! Você pode estar se tornando estrela. Eu já disse que ser estrela é ruim, pois ficamos ultrapassados com um tempo e o mercado muda, assim como as necessidades.

Os mais exclarecidos lutam por um feedback pois sabem que através dele podem implementar melhorias em seus projetos. O amigo Ronaldo do Qualiblog escreveu este artigo muito elucidativo sobre o feedback e a dificuldade de obtê-lo: Feedback sobre o livro - satisfação do cliente. Neste artigo ele fala exatamente sobre o tema e sobre seu livro Fluxograma de Processo, que por acaso, é excelente! Dê uma passada por lá e confira a sua definição.

Acham que o "Dê seu Pitaco!" que coloquei aqui no início de minha página eu coloquei a toa? Estou buscando meu Feedback. Através do Dê seu Pitaco! , já recebi pedidos de ajuda que se tornaram excelentes artigos, já recebi críticas que me ajudaram a modificar algumas coisas em meu blog para melhorá-lo, já recebi dicas muito úteis e já recebi mimos, selinhos, memes e elogios. Este é meu canal direto de Feedback. Esta é a minha pesquisa de satisfação. Neste cantinho você pode escrever o que quiser, contanto que não ofenda a mim e aos demais leitores...

Dei aos blog amigos um espaço deles, onde eles pudessem escrever o que quisessem independente do artigo que eu havia publicado. Não dou a ninguém a obrigatoriedade de comentar um artigo, mas dei a todos este espaço extra para comentarem. Eu preciso de Feedback. Todos precisamos!

O último Feedback que recebi: troque seu template. Estou acatando. Em breve o Super DicaSSS vai mudar de roupa. Estou preparando um novo template.

Outros feedbacks que já recebi?


  • Redimensione suas imagens, algumas ficam embaçadas (Felipe Xavier)
  • Coloque Nome em suas imagens alt="" e title="" (Luma Rosa)
  • Diminua o Banner do Super DicaSSS (Anônimo)
  • Muitos outros...

Repararam que eu fiz tudo isto? Ficou melhor não ficou? "Que Chatos!!!!". Se eu pensasse isto eu não caminharia no mercado. Ninguém nasce sabendo e é ignorância achar que já se sabe tudo. Obrigada a todos pelo Feedback!



Imagens: Google Search
Consultas: Wikipédia






FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

11 comentários:

Felipe Xavier disse...

É tão bom quando você abre o seu email e vê um comentário do tipo: "Nossa, isso assim foi bem legal, mas olha, já isso é horrível".
Pra falar a verdade, gosto muito mais quando o leitor comenta criticando alguma coisa, do que elogiando. O elogio pode ser apenas para que ele consiga alguma coisa em seu proveito (não estou generalizando), mas a crítica mostra que a pessoa leu, assitiu, ouviu seu conteúdo e não apenas passou o olho.
Nem precisaria falar, mas você está de parabéns nessa série. Se não comentei nos outros, foi por falta de tempo, mas ler, eu leio.
Beijos!

denial disse...

Oi Jaq, que saudades de vocÊ, mulher. Que bom que voltou logo. Estava louco para ver este, até então, próximo artigo. Está perfeito como todos os anteriores. A maneira com que você esclarece os pontos é mágica. Meus parabéns e, até logo!

qualiblog disse...

PARABÉNS PELO DIA DO ADMINISTRADOR!!!

Um grande abraço, do amigo
Ronaldo Costa

crazyseawolf disse...

Jaqueline:

Mais um feedback: Nunca pare de escrever. Essa sua série de textos estão excelentes!

Beijos!!!

Eurico de Andrade disse...

Jaqueline!
Você está cada vez melhor nos seus posts. Noto que anda sempre muito inspirada e falando destes assuntos com propriedade. Muito bom mesmo. Espero que esta série continue por um bom tempo.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Felipe! Eu também adoro receber um feedback. Tanto positivo quanto negativo, todos eles são muito bem vindos e nos ajudam a melhorar não é mesmo? Obrigada pelo carinho meu querido amigo! :D

Oi Denial! Saudades de vc tb meu amigo! Falar de administração pode ser uma coisa muito chata, o que eu tento fazer é colocar em palavras que possam ser entendidas e apreciadas por todas as idades. Eu tenho leitores muito jovens e que talvez achassem um texto mais ciêntífico "massante". Estou muito feliz de estar alcançando os objetivos esperados de quando resolvi escrever esta série de artigos. Tento simplificar a linguagem ao máximo e Graças a Deus acho que venho conseguido. Obrigada por sua apreciação e pelo carinho! :D

Oi Amigo Ronaldo! Feliz dia do Administrador para vc também! Pensei em escrever um artigo por este dia mas resolvi não interromper a série que está pela metade. Ano que vem vou escrever algo com tudo o que nós, profissionais da administração, temos direito rsrsrsrsrsrs. Obrigada por seu carinho! :D

Oi Cidão! Obrigada meu amigo! Esta série tem tido textos longos e fico feliz de saber que eles não estão sendo massantes. O feedback tem sido muito positivo. Vou ter que pensar em novas séries que envolvam esta área. Beijos! :D

Olá amigo Eurico! Obrigada! Vindo de vc, escritor excelente, é uma honra um elogio como este. Realmente eu me identifico bem com a área administrativa. A tempos eu pensava em escrever artigos que correlacionassem a administração com a vida dos blogueiros, só não sabia como fazer. Quando veio a inspiração, me pus a escrever rsrsrsrrsrs. Fico feliz que todos estejam gostando até agora. Obrigada pelo carinho!

DAN disse...

Bem, eu nunca recebi um feedback. Mas não tenho duvidas que eles ajudam, e muito. É bom ter uma visão "de fora".

luzdeluma disse...

Jaque, super importante que as pessoas se comuniquem, demonstrando claramente suas dúvidas, intenções e trocas de informações. Somente assim haverá crescimento, se não do blogue, da confiança entre blogueiros e enriquecimento da blogoesfera.
Mas já que está trocando de template, posso dar pitaco? Deixe pelo menos a parte da postagem com fundo claro (acho que sabe isso, porque aplica aqui). Fundos escuros sao ótimos para blogues de fotografias, mas para quem gosta de ler é um pecado! No final do dia estamos com os olhinhos um bagaço! (rs*) Então, pra quem gosta de escrever e para quem gosta de ler, fundo claro sempre!!
Estou gostando muito desta série! Beijus

Jaqueline Amorim disse...

Oi DAN! Tanto as críticas quanto os elogios são muito benéficos. Devemos saber tirar proveito deles para melhorarmos. Eu visitei seu blog e adorei o artigo sobre a Teoria do Caos. Talvez eu traga este tema para dentro desta série que estou escrevendo. Não sei ainda como mas vou pensar na possibilidade! Obrigada por sua visita! :D

Oi Luma! Seus Pitacos são sempre muito bem vindos. Acho que você aprovará o novo template. Estou caprichando nele e modestia parte, ele está lindo! Eu utilizei um tema pronto e o estou alterando com algumas ajudas compulsivas rsrsrsrsrs. Só demoro a trocar o template pois o tempo é tão curto mas acredito que dentro em breve ele estará ok e algumas alterações menores eu vou fazendo aos poucos. Obrigada pela visita! Beijos! :)

Bantu disse...

Jaque, eu nem preciso dizer que mais uma vez você foi genial não é ?

Meus parabéns a série esta ótima.
E realmente dar "ouvidos" ou seu feedback é uma excelente forma de dar um passo a frente.
E como sempre aprendo algo lendo teus artigos notei agora qu enão insentivo esse feedback dos meus leitores =D, problema ese que logo logo resolverei já que agora compreendi melhor a importância disso.

Parabéns Jaque abrçs e beijos.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Bantu! Obrigada! Você sempre tão carinhoso, a sua opinião é muito importante! Obrigada pela visita! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO