O Método AIDA para Blogueiros

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ciclo AIDA
Já estou quase no fim desta série de artigos: O seu Blog é uma empresa e , antes de fechá-la, recebi um feedback muito legal do amigo Ronaldo do Qualiblog, que me indicou esta matéria do site Pró Qualidade: AIDA, a maior vendedora do mundo...

A idéia dele foi ótima e resolvi atendê-lo trazendo este conceito para o mundo dos blogs. O que é AIDA?


AIDA é uma metodologia de vendas que consiste em A - atenção, I - interesse, D - desejo e A - ação e é considerada uma das mais eficazes ações de vendas. Bom, mas antes que você blogueiro me pergunte de novo: o que eu tenho a ver com isto? eu já vou respondendo: todos os blogueiros são vendedores de idéias! Alguns vendem também produtos e serviços. Como se tornar um vendedor de sucesso? Simples... Utilize o método AIDA.

O texto do Pró Qualidade nos traz um exemplo bem próximo ao mundo dos blogs, ele utiliza os jornais e as revistas. Vou trazer o termo para a nossa realidade de modo que você possa visualizar melhor ok? Vamos pegar como exemplo um blog que vende idéias, o meu por exemplo:

  • A - Atenção

Como posso atrair a atenção dos meus visitantes para uma idéia minha? Eu devo criar títulos de efeito. Imagine-se passeando pelo diHITT, pelo Technorati, pelo Blogblogs, algum outro site semelhante ou ainda, a própria internet. De repente você lê a notícia : O método AIDA para blogueiros. No mínimo você se perguntará: "O que será isto?". Pronto! Chamei sua atenção para este artigo. Este é o primeiro contato de venda da minha idéia para o visitante. O título deve ser atrativo ou causar curiosidade.

  • I- Interesse
Quando um visitante clica no seu link atrás de uma determinada notícia, a primeira coisa que ele irá fazer é passar rapidamente o olho por todo o artigo. No mínimo, o seu título deve ter coerência com o artigo propriamente em si. Imagine alguém entrar no meu blog querendo saber o que é o método AIDA e encontrar no lugar um texto que fala da ópera Aida de Verdi. Nada a ver! A não ser que eu fizesse analogias entre o mundo dos blogs e a mensionada ópera. Nesta etapa, como já citado, o visitante observará rapidamente todo o conteúdo do texto, então, seu primeiro parágrafo deve atrair o leitor para o restante do artigo. Vejam que eu não me demorei e nem me alonguei de mais para dar o conceito de AIDA. Você ainda está lendo este artigo? Então puxei seu interesse.

  • D - Desejo
Para o blogueiro este é o ápice! É a partir daqui que o leitor dará seu feedback, comentará, fará suas considerações acerca do artigo ou não. Se o artigo for realmente bom, ele sentirá desejo de lê-lo até o fim e se ele gostar ele vai buscar outros artigos do gênero dentro do blog para lê-los também. É nesta etapa do desejo que o leitor visitará suas páginas e deixará suas considerações. Observará também aspectos como tempo de carregamento da página e template e, quanto maior o seu desejo, maior será sua paciência, pois sabe que os artigos que o esperam terão a mesma qualidade. Você por sua vez, deve facilitar a busca do seu visitante, apresentando sempre os mesmos marcadores para aquela série de assuntos relacionados. Para despertar o desejo de seus leitores, você deve levar em consideração o seu cliente alvo, ou seja, para quem você está escrevendo. Quem é seu público? No caso do Super DicaSSS, o meu público é bem variado então costumo escrever artigos com palavras de fácil compreensão e definições de fácil entendimento, desta forma, consigo atingir também, o público infantil que me visita.

  • A - Ação
A ação para o mundo dos negócios é o desfecho da venda, é a efetivação do pedido. Como sei que eu vendi bem minha idéia? Todo o blogueiro se cadastra em sites e indexadores de blogs. Você oferece seu feed por e-mail, oferece o favoritos do Blogblogs, oferece o favoritos e o "seguindo" do diHITT, você oferece o favoritos do Technorati entre tantos outros... Seus índices aumentaram? Você possui mais leitores assinando o seu feed? Seu rank no Blogblogs diminuiu? Te favoritaram no Technorati? Estão seguindo você no diHITT? Seu pagerank aumentou?Parabéns! Você efetivou sua venda!

O mais importante neste método é satisfazer as espectativas do cliente e não é isto que todo o blogueiro busca? Satisfazer as espectativas dos seus visitantes? Então... Seja um bom vendedor!! Seja um bom administrador de pessoas! Receba com atenção o seu feedback e seja um empreendedor! Boa blogagem a todos!





Imagem: Google Search



Ps: Que todos oremos e nos recordemos com pesar da triste tragédia que abalou o mundo e que matou tantas pessoas inocentes. O 11 de Setembro jamais será esquecido, não pelo fato de ter abalado a grande potência e sim pelo fato de tantas pessoas terem pago com suas vidas por isto.




FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

10 comentários:

Daniel disse...

Acho que o texto tem que cumprir com a promessa que o título faz. Tem gente que escreve um paragrafo, e o paraquedista vai lá e clica nos anúncios.

Jaqueline, não precisa dar creditos ao google pelas imagens, pois as imagens que o google acha são sempres as que estão em toda a web, portanto os direitos sobre as fotos não são do Google.

Vá no site http://www.flickr.com/ procure pela foto que você quiser e veja do lado direito se está escrito "Alguns direitos reservados", aí sim você pode colocar no post e deixar um link para o perfil de onde você tirou a foto.

New disse...

Oiêee!
Adorei a "receita". Infelizmente tem gente que nem com essa mágica toda... rsrsrs...
Boa sexta!
Beijocas, saudades.

Tiago S. disse...

Ótimos posts Jaque

Cada vez mais os blog se tornam empresas e precisamos estar nos especializando mais e mais para sempre se manter na ponta.

bjs

qualiblog disse...

A cada artigo desta série você tem se superado e superado também as expectativas! EXCELENTE é a única palavra que me veio à mente após a leitura. Na minha área de atuação isso se chama "Encantar o cliente", e é o que você consegue! Mais uma vez parabéns!!!

Luma disse...

Como diz os mais antigos "A propaganda é a alma do negócio" - o produto para fazer sucesso tem que ter um diferencial, os blogues não são diferentes. Com todas essas ferramentas e uso correto delas, não tem nenhum efeito se o blogueiro não se mostrar para que veio. Não vendemos apenas a imagem, temos que trabalhar com o conteúdo.
Jaque, tem uma coisa atrasando o carregamento da sua página, uma tal askax.net. Sua página não completa de modo algum.
Estou curiosa com o novo template, mas sei que anda ocupadíssima. Bom fim de semana! Beijus

Jaqueline Amorim disse...

Oi Daniel! Se vc tivesse visto nesta Blogosfera metade do que eu vi também colocaria que a imagem foi achada na internet. Infelizmente existe neste nosso meio gente doida para nos prejudicar e é só por isso que referencio que eu encontrei a imagem (é como seu eu falasse: gente! O direito desta imagem não é meu)... Obrigada pela Dica, não tenho muita paciência com o flickr mas vou esperimentar mais uma vez rsrs. Obrigada por comentar e pela visita :D

Oi New! É verdade! Vou falar sobre isto também (amor pela profissão). Tem gente que simplesmente não tem vocação rsrsrsrrs. Beijos amiga!

Oi Tiago, é verdade! Vivemos em um meio competitivo (e isto não é apenas relativo a blogs mas, a tudo)e se não nos anteciparmos às mudanças, ficamos defasados. Tudo deve ser levado em consideração até mesmo o método de vendas. Obrigada pela visita! :)

Ronaldo, meu amigo, fico muito fwliz que tenha gostado (até por que o link foi sugestão sua e eu amei!). Bom saber que eu cinsigo encantar os leitores. Esta proesa é um tanto quanto difícil. Obrigada pelo feedback! :)

Oi Luma! Obrigada!Eu reparei isto também... Nem publiquei nada hoje pesquisando e procurando o que poderia ser. Custei mas achei enquanto fazia os testes finais no meu blog de testes. Já consertei o erro e quanto ao template, ele é normal, mais simples que este e bem alegre como eu rsrsrsrs. Espero mesmo que todos gostem. Beijos! :)

Mauri disse...

construindo o blog, ainda não defini cores e assunto,primeiro quero definir o templates e depois pensar num assunto,vou deixar o post com aquela tremida,vou pela sua dica.como faço para ter contato com você,além dos comentarios,pois gostei muito dos teus blogs, porque você fala muito por eles. O meu perfil esta no orkut (Mauri Bolzan)Abraços.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Mauri, no início é assim mesmo. Agente vai mudando até chegar à um resultado que agrade. Te add lá no orkut ok? Obrigada pela visita! :)

Dpalm disse...

tem mais sobre o AIDA na web aqui oh > http://www.dpalm.com.br/blog/?p=348

Jaqueline Amorim disse...

Muito bom por sinal o artigo do Dpalm. Eu recomendo a todos que o leiam também!!!

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO