Profissão: Blogueiro! Falando de Ética...

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ética
No artigo anterior, falei que para um blogueiro criar uma marca pessoal, ele deve possuir: qualidade, boa comunicação, transparência e ética. Este é o alicerce para se destacar e crescer no meio. A Ética, por sua importância e relevância, eu separei para analisar em artigo próprio.

Definição de ética – a ética pode ser definida como a ciência da moralidade. E afinal de contas o que é moral? Moral são as normas de conduta e todas as regras de convivência definidas por dada sociedade. É o conjunto de valores que condicionam o comportamento de um indivíduo em sociedade. Quando você fere a moral, a sociedade se abala e você fica sendo mal visto por ela. Embora a ética seja a ciência da moralidade, ela não deve ser confundida com a lei. A lei na maior parte das vezes se baseia em princípios éticos, porém, ser antiético nem sempre é ser contra a lei. Por exemplo: em nossa cultura, é antiético ficar cuspindo em locais públicos ou em reuniões de negócios toda a hora, é feio e as pessoas se sentem incomodadas (na China isto é normal), mas cuspir não é contra a lei. Imagine um mega empresário dando uma entrevista e ao mesmo tempo dando cusparadas enormes. Nojento não é?


Todo este papo te deixou confuso não é mesmo? Você deve estar se perguntando: o que blogar tem a ver com isto? A resposta é: Tudo!!!


O maior exemplo de falta de ética na blogosfera e que deixa a comunidade irritadíssima é o plágio. Um blogueiro que comete plágio possui vida curta neste meio. Primeiro que chovem denúncias de seu blog para a plataforma em que ele se hospeda, segundo que ninguém mais o visita, terceiro que ele fica sendo mal visto e mal aceito em qualquer lugar (blog) que ele visite. Não consegue parceiros e acaba indo a falência.

Às vezes os blogueiros iniciantes cometem plágio por falta de informação. Copiam um texto inteiro de outro blog e não referenciam o autor. Prefiro sempre acreditar na bondade das pessoas, quando vejo eu aviso e peço para consertar, aviso também ao blogueiro que foi plagiado e vigio: se continuar tudo igual eu denuncio.

O que um blogueiro iniciante não sabe é que neste meio é impossível passar despercebido. Você pode achar que está anônimo, mas os blogueiros são cadastrados em diversos sites e indexadores que fornecem o link de todos os visitantes, torna-se muito fácil achar um plagiador. Existe também a propaganda informal, blogueiro que é blogueiro está sempre bem informado, visita muitos blogs, acaba sabendo quais as características de escrita de cada um. Reconhece na hora o texto ou a idéia roubada de um blog amigo e, denuncia.

Eu já disse qual a diferença em inovar e plagiar. Recapitulando, inovar é pegar uma idéia já existente, melhorá-la e republicá-la. Por exemplo, existem diversos artigos sobre o mesmo assunto, você pode pesquisar diversas fontes, mas, no momento de escrever sobre o tema, você deve utilizar suas próprias impressões. Isto é inovar uma idéia.

O plágio é copiar. É utilizar a tecla CTRL+C e CTRL+V. É crime e tem
Plágio punição prevista em lei! O Plágio também não é idéia de ninguém! É uma contravenção ética! (Vou falar mais sobre isto em artigo que pretendo escrever sobre blogagem coletiva). Outro exemplo de falta de ética é ficar escrevendo artigos em seu blog falando mal de blogueiros. Você pode até conseguir certa audiência durante um tempo, mas depois, a comunidade se toca que se, você fala mal de um, vai acabar falando mal de todos. Tome cuidado! Não fique fazendo picuinhas dos outros! Quem diz o que quer, escuta o que não quer!

Uma falta de ética tremenda é ficar fuçando a Navbar dos outros blogueiros! Se você quer saber para que serve cada ícone, mexa em um blog seu e de preferência de testes! Um dos ícones da Navbar permite que você denuncie o blog de um blogueiro como inadequado, se o blog não for inadequado, você estará sendo tremendamente antiético. Atualmente, a maioria dos blogs oculta as Navbar’s para se precaverem destes equívocos (e também por que fica mais bonitinho)...

Enfim, se você quer ter vida longa na blogosfera. Seja ético! Respeite seus blog amigos! E não se esqueça dos demais pilares: qualidade, boa comunicação, e transparência. Boa blogagem a todos!



Imagens: Google Search
Consultas: Wikipédia





FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

15 comentários:

Eurico de Andrade disse...

Muito bom seu artigo, Jaqueline! Não demora vc pode publicar um livro para blogueiros. Tudo que vc escreve tem muita utilidade, principalmente para quem, como eu, está começando.

qualiblog disse...

Essa série eu fiz questão de linkar:

http://qualiblog.wordpress.com/2008/09/02/blog-sa-essa-serie-merece-um-destaque/

Jaqueline Amorim disse...

Oi Ronaldo! Obrigada pelo destaque, sua opinião é extremamente importante para mim. Saber que você gostou é termômetro para eu saber que realmente os artigos ficaram bons, afinal, vc entende tudo de Qualidade! Obrigada! Bjs! :D

Jaqueline Amorim disse...

Oi Amigo Eurico! Que felicidade recebê-lo por aqui! Fico feliz que esteja gostando dos artigos. Os livros eu deixo por sua conta, afinal, o escritor (e por sinal é excelente) é você! Aliás, seus textos se superam, acompanho tudo pelos feeds! Seu blog está excelente :)

Beijos meu amigo! :)

Bantu disse...

Jaque, mais um artigo ótimo, falar de ética é sempre complicado mas você o fez de uma forma muito confortável.
A sobre o Plágio, principalmente quando se está começando acaba acontecendo, prefiro pensar que nesses casos não existe maldade.

Mais uma vez tu te superou guria. Jaque eu fiz um banner pro Super Dicasss tá na no meus blog parceiros, dá uma olhada e me diz se aprova.
Até. Beijos.

qualiblog disse...

Oi Jaqueline!

Uma idéia para sua série de posts Blog S/A:

http://www.proqualidade.com.br/blog/?p=83

Tente transpor o conceito que está nesse artigo para o mundo dos blogs.

Grande abraço!

Ciça e-promoter disse...

Adorei os artigos Jaqueline, assim como o Eurico estou apenas começando e seus textos estão sendo uma ótima ajuda (como sempre)!

crazyseawolf disse...

Jaqueline, essa sua série de textos deveriam ser essenciais para todos na blogosfera.

E você escreve muito bem!!! Parabéns!!!

Nícholas Fernandes Gimenes disse...

E ai querida amiga!

pode ficar tranquila, sua doçura não é do tipo que enjoa ( rachei de rir qdo li isso q vc escreveu! hahahahahaha só vc!)... sua doçura é do tipo que conquista.. a admiração sincera de todos! :)

e tá show essa série de posts hein! chegando hoje em casa vou comentar lá no meu blog sobre isso!

e como q foi a viagem querida? tudo certinho? ó qdo vier pra SP me avise hein!

bjos Jaque!

Ellaehcarioca disse...

Oi, Jaque,foi bom ter lido essa postagem. Me tira uma dúvida com relação às imagens.Na maioria das vezes, as imagens que posto retiro da internet,através do google, no link images, mas elas são de sites/blogs que eu não entro pra conhecer, mas que podem ter os direitos reservados também, né?Como faço pra postar imagens retiradas da internet sem "cometer um crime", digamos assim?
Achei fundamental você postar sobre ética na blogosfera.E adorei outras dicas que li naqueles em que você compara o blog a uma empresa.
Bjos

Jaqueline Amorim disse...

Oi Bantu! Obrigada! E obrigada também pelo banner, ficou lindo! Beijos! :D

Jaqueline Amorim disse...

Oi Ronaldo! Li e amei! Sempre me dando ótimas dicas não é mesmo? Já até escrevi o esboço do artigo. Em breve o publicarei! Obrigada! Beijos! :D

Jaqueline Amorim disse...

Oi Ciça! Fico feliz que o pouco de conhecimento que tenho como blogueira aliados a meus conhecimentos como administradora tenham sido bem aceitos nesta série de artigos. Obrigada pelo carinho! Beijos! :)

Oi Cidão! Eu não sabia que o feedback destes artigos seria tão positivo. Estou até pensando em deixá-los em destaque no meu template quando eu mudá-lo. Obrigada pelo carinho meu amigo! Beijos!

Oi Nicholas! Sempre tão carinhoso. Você é um amigo doce. Cheguei bem de viagem, obrigada :)
Pode deixar que quando eu for à Sampa eu já tenho a minha listinha de blog amigos para visitar e um deles é vc! Fico feliz que esteja gostando da série de artigos amigo! Obrigada pela visita! :)

Oi Carol! Obrigada pela visita e pelo feedback positivo aos meus artigos, fico feliz que esteja gostando. Quanto as imagens, geralmente eu não refencio a fonte pois sempre existem 2,3 sites diferentes com a mesma imagem. O que faço é indicar no final do artigo assim - Imagens: Google Search. Desta forma estou deixando bem claro que as imagens não são minhas e que eu as pesquisei na internet. Como não estou tomando como minha uma imagem que não é minha, não estou plagiando. Bweijos e obrigada pela visita! :D

Ellaehcarioca disse...

Obrigada pela resposta,Jaque. Vou fazer isso com as minhas imagens tbm.Fico mais tranquila então.Obg.
Bjs

Jaqueline Amorim disse...

Oi Carol! Estou sempre às ordens! Beijos! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO