Profissão: Blogueiro!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Se o blog pode ser visto como uma empresa, um blogueiro deve ser visto como um profissional. Eu já disse aqui, que todos somos administradores de pessoas e temos umBlogueiroa empresa que oferece produtos e serviços. Um profissional competente também deve se reciclar para continuar servindo ao mercado. Eu disse no artigo anterior que devemos inovar, devemos reciclar o nosso blog para que ele não fique defasado e acabe sendo esquecido pela blogosfera. Como reciclar e inovar se você não se reciclar e não buscar inovações também? Todo o blogueiro que se preza tira alguns muitos minutos de seu dia pesquisando notícias e coisas de serventia ao "mercado da internet". Um blog se faz de artigos, se você não busca, não flui...

Olhando para o mercado o que vemos são pessoas e empresas cada dia mais exigentes. Se a um tempo atrás era necessário ter um segundo grau técnico para se conseguir um emprego sustentável, hoje em dia faculdade não é mais garantia de nada. Antes se você sabia falar inglês você era top de linha para o mercado, hoje, inglês é obrigação e o profissional é top de linha se além do Inglês, sabe falar francês, italiano, japonês, ... Hoje em dia, o que manda é estar a frente! Você como profissional blogueiro deve seguir algumas premissas básicas para fazer um nome respeitável e ser considerado capaz e confiável. Todo o profissional capaz é reconhecido e valorizado, para isto, são necessários quatro pilares básicos:

  • QUALIDADE - ter qualidade é estar em conformidade com as exigQualidadeências. O que o mercado exige de você? Como você pode saber se está dentro dos padrões de qualidade exigidos? É simples... Ouça os seus visitantes. O feedback (será discutido em próximo artigo) é extremamente importante. Lembra que eu disse que os blogueiros "estrelas" se consideram auto-suficientes? Eles não ouvem mais seus visitantes... Acabam achando que são perfeitos... Consideram os blogueiros iniciantes "uns chatos". Olha só que interessante: esses "chatos" são consumidores de um novo mercado que está sempre em mudanças. Se você não os ouve, você fica para trás. Você pode ir à falência e sair dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado, pois este padrões de qualidade também são mutáveis. Quer um exemplo fora dos blogs?
Alguém aí lembra da ATL (Alguém tentando ligar)? O que aconteceu neste mercado em que a Telefônica dominava? Quando a empresa ATL entrou no mercado, ela detinha menos de 5% deste mercado. A Telefônica continuou inabalada com os seus 95%. Surgiu a OI com a nova tecnologia de chip. Invadiu o Mercado e em pouco tempo ganhou metade dele. Lançou celulares da XuXa para crianças, arrematando uma clientela antes inexplorada. A ATL se reciclou, trocou de nome e hoje é a Claro. Buscou melhoria na qualidade e seu sinal que era péssimo hoje é um dos melhores sinais (pelo menos aqui em minha cidade). Junto com a TIM disputam um mercado que antes pertencia à Telefônica. Para não ir à falência, a Telefonica mudou o nome para VIVO e começou a investir nesta mesma tecnologia. O que aconteceu com a VIVO? Ela não observou o mercado; sentiu-se "estrela" e quase se apagou. Hoje em dia, as tarifações da VIVO são mais caras que as da TIM e CLARO e o que aconteceu com a OI? Também falei disto em artigo anterior, sua inovação foi observada, copiada e melhorada e a OI também não consegue acompanhar as demais no quesito tarifação, logo, ofereceu um novo diferencial: celulares desbloqueados. Enfim, vemos exemplos em que entrantes, passaram a dominar um mercado antes dominado por uma "estrela" (VIVO).
A qualidade é um fator extremamente importante. Para você ser um blogueiro de qualidade, você deve fazer um blog de qualidade e para você fazer um blog de qualidade você deve buscar através do feedback o que os demais consideram uma coisa de qualidade. Quer ser um blogueiro com Qualidade Total? Supere as expectativas do mercado! Se quiser saber um pouco mais sobre qualidade, visite o Qualiblog do amigo Ronaldo. Leia os artigos e traga para a sua realidade de blogueiro. Está vendo com tudo está interligado? Se você pegar esta série de artigos desde o início e começar a lê-las, verá que tudo se encaixa.


  • TRANSPARÊNCIA - o que é ser um profissional tranparente? É entre outras coisas não ser duas caras. Ficar na blogosfera fazendo fofoquinhas não dá! Não estou falando destas fofoquinhas que fazemos de artistas e de novelas pois estas eu gosto de escutar... Qual mulher não gosta? Quando eu digo que um blogueiro deve passar transparência, me refiro à blogueiros que abrem espaço em seu blog para falar de outros blogueiros. Falar mal mesmo! (Veja bem: falar mal de um blogueiro e avaliar criticamente a qualidade de um blog sãTransparênciao coisas completamente diferentes. Neste segundo caso, uma avaliação crítica pode ser muito boa para que o blogueiro se adeque aos novos padrões de qualidade exigidos pelo mercado). A desgraça de blog amigos nunca foi motivo de artigo em meu blog. Primeiro por solidariedade, segundo por respeito e terceiro por imparcialidade. Se eu tiver que fazer um artigo sobre um blog amigo, sempre será em defesa ou falando de suas qualidades pois todos temos defeitos e eu não faço com os demais o que eu não gostaria que fizessem comigo. Parto sempre desta premissa... Ser transparente não é ser previsível e sim confiável. Se você é um blogueiro transparente, em quem todos confiam, você está criando uma marca pessoal. Todos te conhecerão pelo que você tem de melhor e você passará a ser respeitado e valorizado por isto, em conseqüência, seu blog cresce. Você, por sua marca definida, pode ser convidado a dar entrevitas em outros blogs, a fazer parte de um projeto maior, a escrever como convidado ou ser colunista em outros blogs. Tudo isto é bom também para seu blog! Toda vez que você é referenciado em um lugar o link de seu blog estará lá!

  • COMUNICAÇÃO - a comunicação é um processo de troca de informações. Como você pode querer ter um blog se não souber se comunicar com clareza? Este pilar também é muito importante para que seu blog seja bem visitado. Para se manter uma comunicação clara, é necessário que a transmissão de sua mensagem seja entendida pelos receptores de forma correta. Se você escreve coisas anbíguas e não as revisa um visitante pode sair até se sentindo ofendido. Como faço para saber se minha comunicação está sendo clara? Leia os comentários de seu blog. Simples! (Quando digo clareza em comunicação não me refiro a escrever corretamente e sim escrever de modo que todos entendam corretamente. Existem blogs de animação e humor que possuem escrita própria e a comunicação é eficiênte). Boato
  • ÉTICA - está diretamente ligado ao caráter. É estar em conformidade com as leis de convivência de uma sociedade. O que é ético para uma cultura, pode não o ser para a outra. Este último pilar básico deve ser discutido em um artigo individual por sua importância... Aguardem!


Então blogueiro! Lembre-se que você é um profissional que abre seu blog para diversos internautas, de várias regiões e com culturas e idades diferentes. Para ser um profissional respeitado e construir uma marca pessoal você deve ter amor pelo que faz e antes de tudo ser: ético, ter qualidade, transparência e boa comunicação!




Imagens: Google Search
FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

6 comentários:

Luma disse...

Excelente!! Linkada na minha postagem!! Beijus

Jaqueline Amorim disse...

Que lindo Luma! Que honra! Obrigada pelo carinho! :)

Bantu disse...

É incrível o quanto eu aprendo cada vez que visito o Super Dicasss.
Excelente Jaque, adoro seus artigos e está série de artigos está ótima.
Fiquei ansioso para o artigo sobre o Feedback.
Parabéns Jaque, beijos.

Jaqueline Amorim disse...

Oi Bantu. Fico feliz que esteja gostando, hoje darei prosseguimento falando de ética. O próximo artigo é sobre o FeedBack mas infelizmente só vou publicá-lo na semana que vem. Estou arrumando as malas para viajar e só retomo minhas atividades, infelizmente, na semana que vem. Não terei acesso à internet. Fazer o quê? O dever me chama. Aguarde que o próximo será o artigo que vc aguarda. Beijos e obrigada por sua visita! :)

qualiblog disse...

Falando em inovação e reciclagem de conhecimentos, você se superou de maneira ímpar nessa série de artigos, Jaqueline! Como tenho tido pouco tempo ultimamente, tenho visitado bem raramente os amigos e não estou conseguindo acompanhar nem por feeds, mas jamais deixo de ver um link do Qualiblog! Foi o que me atraiu para este post, vou ser franco, mas fiquei de boca aberta com a QUALIDADE do seu texto, admirado mesmo! Farei questão de ler todos os posts dessa série!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Ronaldo! Não sabe o quanto fiquei feliz agora. Um elogio destes partindo de vc, é uma honra para mim. Também estou completamente atarefada e vou ficar um tempinho fora dos blogs :( sei como é! Obrigada pela visita e pelo elogio meu amigo! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO