Eurico de Andrade - uma homenagem à cultura brasileira!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Hoje o Super DicaSSS hoEurico de Andrademenageia o Eurico de Andrade, esta pessoa maravilhosa que eu tive a honra e o grande prazer de conhecer nesta imensa blogosfera. Por traz do escritor de causos e do blogueiro, existe um ser humano genial e com uma história de vida muito cheia de vitórias. Nascido em Bambuí/MG e residindo atualmente em Brasília, hoje, ele se inspira nesta pequena cidadezinha de interior para contar a maioria de seus causos e contos mineiros. Foi seminarista e se formou em Filosofia e também em Ciências Físicas e Biológicas. Neste período, pesquisando os costumes populares, Eurico começou a rascunhar os seus primeiros contos. Entre uma história e outra, Eurico fez mais duas faculdades - Pedagofia e Comunicação Social. Deu aulas em Brasília, entrou para o serviço público no Distrito Federal e antes, já trabalhou como diretor de museu de arte, diretor de emissora de rádio, e trabalhou como assessor de imprensa para o Governo do Distrito Federal. Realmente um currículum invejável! Não é a toa que seus contos fascinam e seus causos e histórias são muito bem escritas e admiradas por todos que as lêem. E como começou a vida de Eurico como escritor?

Neste período de enriquecimento cultural, Eurico fez muitas pesquisas dos costumes populares e já possuia em mãos alguns contos escritos e não divulgados. Em 1982, surgiu a primeira oportunidade de divulgação do seu lado escritor: O Concurso Literário do Sindicado dos Professores em Brasília, onde ele, apresentou o conto "Angústia" que foi publicado no livro "Conta, Professor" deste mesmo ano. A partir deste dia, Eurico não parou mais, participou de outro concurso com o conto "Lições para a Vida" e que foi publicado no livro "Antologia de Contos e Poemas" da ASEFE - Associação dos Servidores da Fundação Educacional do DF. "A Morte manda mensagens" é outro conto de Eurico e que se encontra publicado no livro “Causos, Lendas e Lorotas do Vale do Jequitinhonha” de José Carlos Machado. Acham que parou por aí?


Nem pensar!! Nem eu deixaria mais ele parar. Atualmente o Eurico possui dois blogs recheados de causos e contos:


Tabuí e seus causos

Contos de Tabuí

Além dos blogs, possui contribuições em outros sites. Veja abaixo os sites em que ele possui maior divulgação de seus contos
:

Portal Vania Diniz - até o presente momento, Eurico possui 63 causos mineiros publicados neste site. Confira aqui as suas obras.
Site da Magriça - neste site, possui 14 escritos publicados até o momento, inclusive, o conto "A Morte manda Mensagens". Confira aqui os demais contos.
Criar e Plantar - com 18 publicações até o presente momento. Confira aqui digitando Eurico de Andrade.
Desvendar.com - neste site você pode conferir 16 publicações de Eurico. Clique aqui para conferir.
Garganta da Serpente - com um acervo de 16 obras.

Outros sites com publicações:
Balaio de Minas, Bestiário, Blocos Online, Garimpando Beleza, Gustavo Dourado, Jangada Brasil, Jornal Ecos (Portugal-Brasil), Lima Coelho Vida e Obra, Malambas - Angola, Pitacos do Bodaum, Recanto das Letras, Rio Preto, Sociedade Rural do Paraná, Sítio do Caipira, Tocantins Notícia, Tribuna do Planalto, UDR, Vaquejadas, Ver o Poema, Web Artigos, dentre outros.

E este meu amigo já possui um conto publicado sabe aonde??? No Globo Rural! Isto mesmo! Apesar de o título não ser o mesmo do conto original, o nome do autor está lá - Eurico de Andrade. Confira no G1 o "Movimento do Trem".

É realmente impressionante a variedade e a riqueza de cultura que circunda o Eurico. Infelizmente, a cultura no país ainda não é muito valorizada e este meu amigo nem sempre recebe o reconhecimento que merece. O plágio sempre constante que invade a blogosfera faz com que alguns de seus muitos contos se espalhem sem o devido mérito e reconhecimento. Com o tempo, estes contos aparecem como "autor desconhecido" ou pior, com outros nomes... O despaltério chegou ao ponto de o próprio Eurico ser acusado de plágio por publicar os contos que ele mesmo escreveu. Pode? Onde nós estamos?

Apesar de Eurico não se importar de ver seus textos publicados em outros site e blogs e divulgá-los na internet para o enriquecimento da cultura de todos, a maioria de suas obras possuem registro na Biblioteca Nacional, portanto plagiadores, pensem muito bem antes de publicarem obras sem a referência do autor. O Eurico possui um livro publicado: Causos de minas. Quem se interessar em adquirí-lo, com certeza vai fazer a aquisição de uma excelente obra. Visite o site Papel & Virtual Editora e adquira já o seu!


O Eurico possui outras obras não publicadas, falta somente a editora e, incansável, desde de 1999 é proprietário e mediador de um grupo de discussão de literatura e outras artes, chamado "Letras e Cia." com cerca de 100 associados. Enfim, encerro minha mini biografia deixando minhas reverências a este grande homem! Quem quiser saber um pouco mais de Eurico de Andrade, visite "Um Cadim de mim" e se quiser entrar em contato com ele é só visitar seu blog: Tabuí e seus causos.

Boa blogagem a todos!!!!! :D











FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

15 comentários:

luzia disse...

Fico contente com o seu reconhecimento, sabe que é merecedor de tudo isso e muito mais, sabe o que passou para chegar onde chegou. Ter um amigo de infância como você, é motivo de muito orgulho pra mim. Beijos com muito respeito e carinho. Sempre amiga Lu.

Jaqueline Amorim disse...

Meu amigo Eurico merece cada palavra escrita. Obrigada por comentarem. :)

Fabiana disse...

Bom, nem sei o que dizer, afinal ele é meu pai e tenho muito orgulho de tudo o que ele faz pois ele é um grande referencial de conhecimento para mim e meus irmãos. bjs Fabiana Azevedo de Andrade

Jaqueline Amorim disse...

Oi Fabiana, prazer em conhecê-la! O Eurico é mesmo um grande exemplo de ser humano e eu adoro os contos e causos que ele escreve. Por mim ele não pára! Beijos! :D

Blog do Beagle disse...

Os causos desse genial Eurico me enriquecem. Noutro dia ele me fez recordar de um causo paulista e acabei publicando lá no meu cantinho. Adorei a biografia dele e obrigada por destacar esse talento. Elza

www.mirzesouza.blogspot.com disse...

Conheci o Eurico há pouco tempo, mas pelo seu blog, percebi sua cultura, e aprecio os escritores que divulgam o regionalismo, as coisasque não estão ao alcance de todos. Valorizo e aprovo tudo que disse a respeito dele.
Parabéns pela bela escolha em homenagear um escritor.

Abraços

Mirze

By Maria disse...

Parabéns pelo texto, gosto muito do blog do Eurico ele merece essa homenagem.

Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Mirze, Maria, obrigada pelo carinho das duas. O Eurico merece! :D

Jaqueline Amorim disse...

Oi Elza! O Eurico é mesmo dez!!!

crazyseawolf disse...

Já visitei o blog do Eurico e gostei muito do que vi. Uma pena que atualmente não tenho muito tempo para ler seus contos e causos, coisa que nas férias com certeza vou fazer!

Jaqueline Amorim disse...

Olá Cidão! Com certeza vc vai amar! O Eurico tem histórias divertidíssimas! Bjs!!! :D

Victor S. Gomez disse...

Muito bem escrito o seu texto. além de talento, você mostra sensibilidade ao escolher o trabalho de Eurico de Andrade. Abraços

Jaqueline Amorim disse...

Obrigada Victor. A Biografia de Eurico enriqueceu meu texto. Todos os méritos são dele.Ele merece!

telma disse...

Eurico, resume-se em seus causos gerados da simplicidade e riqueza de um povo e que só um poeta pode expressar.

baptistatelma

Jaqueline Amorim disse...

Realmente Telma, o Eurico é uma pessoa de muita inteligencia e um ser humano nota 10!!

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO