Ano Novo, língua nova!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo, língua nova!Ano Novo! A magia de se fracionar a vida em anos nos dá a oportunidade de sempre recomeçar com esperanças renovadas. O ditado diz: Ano Novo, vida nova! Neste ano que se inicia, porém, entram em vigor também as novas regras de acentuação de nossa língua portuguesa. Com a função de unificar os países de mesmo idioma, o acordo ortográfico da língua portuguesa causou algumas mudanças na escrita. Veja abaixo essas mudanças:

  • Foram agregadas ao nosso alfabeto as letras K, W e Y;
  • O trema deixa de existir;
  • Não se usará mais o hífen em palavras cujo segundo elemento comece com r ou s. Essas palavras passam a ser escritas de maneira única com o r e o s dobrados. Vejam: contra - regra agora se escreve contrarregra; anti-semita agora se escreve antissemita;
  • Mantém-se o hífen quando os prefixos terminarem com r. Assim: super-requintado;
  • O hífen também é dispensado em palavras que tinham prefixos e sufixos terminados e iniciados, nesta sequência, com vogais diferentes. Assim: auto-estrada agora escreve-se autoestrada;
  • Fim do Acento Diferncial. Veja: pára (verbo parar) e para (preposição) agora são escritas da mesma forma: para (sem acento);
  • O acento circunflexo sai de palavras no plural com a vogal dobrada e de hiatos "oo". Assim: lêem, crêem, agora escreve-se leem, creem. Enjôo escreve-se a partir de hoje enjoo;
  • O acento agudo sai de ditongos abertos de palavras paroxítonas com "ei" e "oi" e de palavras paroxítonas com "i" e "u" tônico, quando precedidos de ditongos. Veja exemplos: idéia, assembléia, jibóia, feiúra passa a ser escrito > ideia, assembleia, jiboia e feiura.
Se essa lei veio para melhorar ou não a língua, isso eu ainda não sei dizer, mas para mim, está muito estranho escrever palavras que passei a vida inteira escrevendo com trema, sem trema; separadas com hífen com letras r e s dobradas e tudo junto. É tão irritante aos meus olhos. Dá-me a sensação de que estou escrevendo errado. Bom, o jeito mesmo é se acostumar com a ideia (sem acento) e começar a praticar as novas regras. Lembrei-me agora do meu amigo Cidão (fã incondicional do trema) - é amigo, foi-se o trema, era uma vez...

Mudando um pouco a temática, quero deixar aqui também o meu abraço a todos que vieram me desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de paz. Estou atualizando os meus recados e respondendo tudo aos poucos. O tempo ainda está curto para mim mas quero que todos os meus blog amigos saibam que eu não me esqueço de vocês!! Desejo a todos que Jesus os abençoe enormemente e lhes proporcionem um ano de 2009 de muitas bênçãos e realizações! Sucessos e boa blogagem a todos!!! :)




Fonte: Folha Online

FeedGostou do artigo? Assine nosso Feed e saiba tudo o que acontece no Super DicaSSS!!!

17 comentários:

Herbert Drummond disse...

Querida amiga Jaqueline,

Preferi vir até o Superdicasss para deixar-te o meu melhor abraço e desejos de um ano de 2009 pleno de sonhos realizados.
Conhecer-te, ao Ronaldo, Gato Guga, New, Luma e outros amigos da blogosfera foi um dos eventos que listei como dos mais positivos neste ano que passou.
Que em 2009 continue e aumente essa corrente de amizade pura e troca de energias claras e positivas em nossos universos.
Que a vida continue a te sorrir assim como sorris para ela.

Jaqueline Amorim disse...

Herbert!!!! Meu amigo, saiba que eu me sinto honrada de ter amigos íntegros como vocês!!! Obrigada por fazer parte de minha vida e de meu grupo de amigos!!! Bjs!!

Lucas Soares disse...

Vou ter que re-estudar essas regras...
Acho que vou demorar um pouquinho para aprendê-las! Hehehe...
Gostaria de desejar-lhe um ótimo 2009!
Muito obrigado pelo carinho...

Jaqueline Amorim disse...

OI Lucas. Todos nós teremos que nos adaptar. Não se preocupe, estamos no mesmo barco,rsrsrsrs. Fique com Deus!!!

crazyseawolf disse...

Reforma ortográfica??? Sou contra!!!

New disse...

Oiêee!
Que bom ter notícias suas. Agradeço por ter elogiado layout do Estúrdio. Não me lembrava que ainda não tinha vista o dito cujo de cara nova (já velha, né? rsrsrs...). Elogios seus sempre são de maior valor.
Beijocas doces e mais uma vez um 2009 só de coisas boas!

burninglove-satoshi disse...

Poxa Jaqueline
Nem aprendi escrever direito da forma antiga, e agora amiga??? rsrs
Beijos

Fabiano Shark disse...

Olá Jaque, quanto tempo... me sinto até envergonhado por ter sumido de tal forma, mas minha vida está tão corrida que mal estou tendo tempo de atualizar meu próprio blog! =/

Espero poder me organizar melhor neste ano que está começando... quero desejar-lhe também, muita alegria, paz e amor em 2009. Você que é dona de um dos sorrisos mais bonitos que já vi na blogosfera hehe. Bjão.

--
Fabiano Shark
http://blog.fshark.com

Fernanda Maria disse...

Oi Jaque...quanto tempo ein..
Nossa, nem te conto que meu pc pegou um virus daqueles olha, foi fogo viu.
Meu natala qui foi bom, ganhei um MP4 e to de celular novo que amoooo...
E fim de ano, como foi o seu?
O meu? passei na Av Paulista vendo o Skank uhuuu e acabou comigo ai ai mas foi muito bom e a queima de fogos então nem se fala, foi lindoooo..
Criei um blog novo sabe, exclui os outros é um blog lindo de morrer principalmente no seu conteudo.
http://caminhandoentredoismundos.blogspot.com/
É esse endereço ai...
Manda noticias ta e passa lá pra ver...
Abraço grande e...
FELIZ 2009

Jaqueline Amorim disse...

Oi Cidão!!! Também não sou a favor mas, como não podemos chorar o leite derramado, temos que nos adaptar a estas mudanças... bjão!!

Jaqueline Amorim disse...

Oi New!!! Cheguei atrasada para ver as mudanças em seu blog e pelo jeito foi muito, rsrsrsrsrs. Este ano espero voltar a ter mais tempo para o blog e meus blog amigos. Não posso ficar tanto tempo sem dar notícias!!! Sinto saudades!!! Bjs!!!

Jaqueline Amorim disse...

Oi Satoshi!!! Pense pelo lado positivo: pelo menos você não terá que desaprender a maneira que antes era correta e agora é errada para aprender a nova maneira correta, entendeu? rsrsrs. Bjs!!!

Oi Fabiano!!! Também estou completamente atarefada por aqui e espero poder me organizar melhor este ano. Obrigada pelo elogio, vc é mesmo um doce!

Oi Fernandinha!!! Você também anda sumida, nem te vejo mais no MSN... Vou passar no novo blog. Feliz ano novo para vc também e que Jesus te abençoe!!! :D

Herbert Drummond disse...

Lady Jackie,

Que beleza! Ver novamente o SuperDica$$$ no ar indica que sua alma blogueira ainda está viva. Espero que consiga manter o ritmo.
Feliz 2009.

Fernanda Maria disse...

Olá,Jaqueeeeee
Você ganhou o Prêmio Dardos através do blog
A sombra da amendoeira ...
Passe no blog para ver como proceder !
http://caminhandoentredoismundos.blogspot.com/

Sumy disse...

Olá Jaqueline!
Passei aqui para retribuir à visita ao Papo&Cia e desejar a todos um ano de sucesso!
Quanto à nova ortografia, só fico triste de não poder mais usar o trema, que eu acho um charme.
Abs
Sumy

Lucas Fernandes disse...

Olá Jaqueline,

Cheguei aqui através do diHITT. É um prazer comentar pela primeira vez no Super Dicas.

Bem, creio que sou um dos poucos favoráveis à reforma ortográfica. Meu cotidiano será duramente alterado, afinal lido com notícias na minha graduação em jornalismo.

Contudo, creio que só com a unificação poderemos pleitear uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, sonhar com o português entre as línguas oficiais das Nações Unidas, além de nos aproximarmos da conquista de um Prêmio Nobel e do fortalecimento da indústria literária, ainda insipiente no Brasil.

Com a padronização da ortografia, o português poderá atrair novos falantes e maximizar sua força perante o planeta. Mas é como você mesma disse: vamos esperar e ver.

Abraços e que você tenha uma 2009 tão lindo como ti.

Jaqueline Amorim disse...

Amigo Herbert! É sempre um prazer vê-lo por aqui... Ainda não estou 100% mais aos poucos estou voltando com as atividades normais do blog. Fique com Deus!!! :)

Oi Fernanda obrigada pelo prêmio amiga!!! Vou lá buscar!!! :}

Oi Sumy, mas é como eu já disse antes: o mundo está em constantes mudanças, ou nos adaptamos a elas ou ficamos defasados não é mesmo? Obrigada por sua visita e volte sempre!!!

Oi Lucas!!! Espero eu que estas coisas todas aconteçam mesmo. Espero que você esteja certo... Agora é só aguardar. Obrigada por sua visita e volte sempre que quiser!!! :D

Postar um comentário

Oi obrigada por comentar! Assim que possível responderei você aqui no blog! Volte sempre! :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
 

  ©Template 'Super DicaSSS' by Jaqueline Amorim - 2010

TOPO